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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3533
Título: | Estudo do desempenho de óleos vegetais na lubrificação de correntes de transmissão de bicicletas |
Título(s) alternativo(s): | Study of the performance of vegetable oils in lubricating chains bicycle transmission |
Autor(es): | Santos, Antônio Vinicius Carvalho dos |
Orientador: | Ribeiro Filho, Paulo Roberto Campos Flexa |
Membro da Banca: | Santos, Diego Rosa |
Membro da Banca: | Sousa Filho, Lourival matos de |
Data do documento: | 2021-12-06 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Buscando minimizar os efeitos ambientais causados pelos derivados do petróleo, o trabalho busca contribuir com uma parcela, na redução dos impactos provocados pelos óleos lubrificantes de base mineral, com foco nas oficinas mecânicas de bicicletas. Para substituição dos óleos de base mineral por óleos vegetais, é necessário o conhecimento das propriedades físico-químicas e do comportamento do lubrificante no sistema em que irá trabalhar, que nesse caso, se trata do sistema de transmissão por correntes. Foram selecionados o óleo de babaçu (Attalea speciosa) e óleo de Andiroba (Carapa guianensis), em seguida realizado ensaios de densidade, viscosidade e ponto fulgor no LABLUB (Laboratório de Lubrificação – UEMA), além dos ensaios de desgaste por perda de massa e oxidação nas correntes com os respectivos óleos ensaiados, através de um aparato experimental. A densidade a 40°C divergiu em 42 e 11 (Kg/m3) para o óleo de Andiroba e Babaçu, respectivamente, em relação ao óleo 20w50. Na viscosidade cinemática a 40 e 100 °C (cSt) os óleos de Andiroba e Babaçu obtiveram resultados aproximados, porém divergiram em 139,1 e 145,2 (cSt) a 40°C, e 5,68 e 9,86 (cSt) a 100°C, em relação ao óleo 20w50. O ponto de fulgor dos óleos vegetais ensaiados apresentou valor maior que 200°C. Nos ensaios de desgaste, a maior perda de massa foi de 0,25% na corrente lubrificada com o óleo de babaçu, seguido de 0,18% com o óleo de Andiroba e 0,14% com o óleo 20w50. Por métodos visuais, a corrente lubrificada com óleo de Andiroba, foi a que sofreu um grau de oxidação maior, seguida do Babaçu e 20w50 |
Resumo: | Seeking to minimize the environmental effects caused by petroleum derivatives, this study seeks to contribute to reducing the impacts caused by mineral-based lubricating oils, with a focus on bicycle repair shops. To replace mineral-based oils with vegetable oils, it is necessary to know the physical-chemical properties and the behavior of the lubricant in the system in which it will work, which in this case is the chain transmission system. Babassu oil (Attalea speciosa) and Andiroba oil (Carapa guianensis) were selected, and then density, viscosity and flash point tests were conducted at LABLUB (Lubrication Laboratory - UEMA), in addition to wear tests by loss of mass and oxidation on the chains with the respective oils tested, through an experimental apparatus. The density at 40°C differed by 42 and 11 (Kg/m3) for Andiroba and Babaçu oils, respectively, compared to 20w50. The kinematic viscosity at 40 and 100°C (cSt) results for Andiroba and Babassu were similar, but differed by 139.1 and 145.2 (cSt) at 40°C, and 5.68 and 9.86 (cSt) at 100°C, compared to 20w50. The flash point of the vegetable oils tested had a value higher than 200°C. In the wear tests, the greatest mass loss was 0.25% in the chain lubricated with babassu oil, followed by 0.18% with Andiroba oil and 0.14% with 20w50 oil. By visual methods, the chain lubricated with Andiroba oil suffered the greatest degree of oxidation, followed by Babaçu and 20w50 |
Palavras-chave: | óleo de andiroba óleo de babaçu Aparato experimental Oficinas mecânicas Bicicletas Óleos vegetais LABLUB - Laboratório de lubrificação – UEMA Andiroba oil Babassu oil Experimental set up Mechanical workshops Bicycles Vegetable oils LABLUB - Lubrication laboratory – UEMA |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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