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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3522
Título: | Desenvolvimento e caracterização aerodinâmica de um veículo aéreo não tripulado SAE por meio de fluidodinâmica computacional |
Título(s) alternativo(s): | Development and aerodynamic characterization of an SAE unmanned aerial vehicle using computational fluid dynamics |
Autor(es): | Cutrim, Carlos Breno da Cruz |
Orientador: | Pereira, Flávio Nunes |
Membro da Banca: | Guilhon, Denner Robert Rodrigues |
Membro da Banca: | Figueiredo, Alisson Augusto Azevedo |
Data do documento: | 2021-12-02 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A caracterização aerodinâmica é fundamental para o desenvolvimento do projeto de uma aeronave, uma vez que os coeficientes levantados são utilizados diretamente nos cálculos de desempenho, controle, estruturas e estabilidade do veículo. A precisão do estudo aerodinâmico influencia diretamente na qualidade e confiabilidade de todo o projeto. Nesse trabalho foi desenvolvida uma investigação numérica sobre a aerodinâmica da asa conceitual da aeronave utilizada pela equipe Zeus de Aerodesing no ano de 2019. Os perfis utilizados no estudo foram o Selig 1223 e o perfil desenvolvido pela equipe, nomeado de ED2. A partir dos softwares comerciais de fluidodinâmica computacional, XFLR5 e Ansys (fluent), foram realizadas simulações em diferentes situações para avaliar o comportamento da asa com os perfis aerodinâmicos mencionados e caracterizar a mesma, obtendo a curva de seus coeficientes aerodinâmicos: Cl, Cd e Cm, além de observar seu escoamento e perda de sustentação. Durante o trabalho observou-se um desvio no escoamento que foi solucionado com a implantação de dispositivos de ponta de asa |
Resumo: | The aerodynamic characterization is fundamental for the development of an aircraft project, since the coefficients raised are directly used in the performance, control, structures and stability calculations of the vehicle. The precision of the aerodynamic study directly influences the quality and reliability of the entire project. In this work, an aerodynamic investigation (in a computational way) of the conceptual wing of the aircraft used by the Zeus Aerodesing team in 2019 was developed. The profiles used in the study were the Selig 1223 and the profile developed by the team, named ED2. Using computational fluid dynamics software, XFLR5 and Ansys (fulent), simulations were carried out in different situations to evaluate the behavior of the wing with the aforementioned aerodynamic profiles and characterize it, obtaining the curve of its aerodynamic coefficients: Cl, Cd and Cm, in addition to observing its flow and stall. During the work, it was also possible to observe a deviation in the flow that was solved with the implantation of wingtip devices (endplates) |
Palavras-chave: | Aerodinâmica CFD Aerodesign Aerodinâmica de voo Aerodinâmica de perfis Centro de pressão e centro aerodinâmico Asas finitas Forças aerodinâmicas atuantes em uma aeronave Coeficientes aerodinâmicos Dispositivos de ponta de asa Dinâmica dos Fluidos Computacional Geometria e design de perfil Volume de controle e preparação para simulação (Design Modeler) Solução e modelo de turbulência (Setup) Aerodynamics CFD Aerodesign Aerodynamics of Flight Aerodynamics of Profiles Center of Pressure and Aerodynamic Center Finite Wings Aerodynamic Forces Acting on an Aircraft Aerodynamic Coefficients Wing Tip Devices Computational Fluid Dynamics Profile Geometry and Design Control Volume and Preparation for Simulation (Design Modeler) Turbulence Model and Solution (Setup) |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias |
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