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dc.creatorCutrim, Carlos Breno da Cruz-
dc.date.accessioned2024-11-05T18:48:17Z-
dc.date.available2024-11-05-
dc.date.available2024-11-05T18:48:17Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationCUTRIM, Carlos Breno da Cruz.. Desenvolvimento e caracterização aerodinâmica de um veículo aéreo não tripulado SAE por meio de fluidodinâmica computacional. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências tecnológicas São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3522pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3522-
dc.description.abstractThe aerodynamic characterization is fundamental for the development of an aircraft project, since the coefficients raised are directly used in the performance, control, structures and stability calculations of the vehicle. The precision of the aerodynamic study directly influences the quality and reliability of the entire project. In this work, an aerodynamic investigation (in a computational way) of the conceptual wing of the aircraft used by the Zeus Aerodesing team in 2019 was developed. The profiles used in the study were the Selig 1223 and the profile developed by the team, named ED2. Using computational fluid dynamics software, XFLR5 and Ansys (fulent), simulations were carried out in different situations to evaluate the behavior of the wing with the aforementioned aerodynamic profiles and characterize it, obtaining the curve of its aerodynamic coefficients: Cl, Cd and Cm, in addition to observing its flow and stall. During the work, it was also possible to observe a deviation in the flow that was solved with the implantation of wingtip devices (endplates)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectAerodesignpt_BR
dc.subjectAerodinâmica de voopt_BR
dc.subjectAerodinâmica de perfispt_BR
dc.subjectCentro de pressão e centro aerodinâmicopt_BR
dc.subjectAsas finitaspt_BR
dc.subjectForças aerodinâmicas atuantes em uma aeronavept_BR
dc.subjectCoeficientes aerodinâmicospt_BR
dc.subjectDispositivos de ponta de asapt_BR
dc.subjectDinâmica dos Fluidos Computacionalpt_BR
dc.subjectGeometria e design de perfilpt_BR
dc.subjectVolume de controle e preparação para simulação (Design Modeler)pt_BR
dc.subjectSolução e modelo de turbulência (Setup)pt_BR
dc.subjectAerodynamicspt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectAerodesignpt_BR
dc.subjectAerodynamics of Flightpt_BR
dc.subjectAerodynamics of Profilespt_BR
dc.subjectCenter of Pressure and Aerodynamic Centerpt_BR
dc.subjectFinite Wingspt_BR
dc.subjectAerodynamic Forces Acting on an Aircraftpt_BR
dc.subjectAerodynamic Coefficientspt_BR
dc.subjectWing Tip Devicespt_BR
dc.subjectComputational Fluid Dynamicspt_BR
dc.subjectProfile Geometry and Designpt_BR
dc.subjectControl Volume and Preparation for Simulation (Design Modeler)pt_BR
dc.subjectTurbulence Model and Solution (Setup)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento e caracterização aerodinâmica de um veículo aéreo não tripulado SAE por meio de fluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and aerodynamic characterization of an SAE unmanned aerial vehicle using computational fluid dynamicspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCUTRIM, C. B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6134010875189920pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Flávio Nunes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8407-6672pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/3814942236166395pt_BR
dc.contributor.referee1Guilhon, Denner Robert Rodrigues-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2453-3939pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8421536539472025pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Alisson Augusto Azevedo-
dc.contributor.referee2IDFIGUEIREDO, A. A. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940499735168581pt_BR
dc.description.resumoA caracterização aerodinâmica é fundamental para o desenvolvimento do projeto de uma aeronave, uma vez que os coeficientes levantados são utilizados diretamente nos cálculos de desempenho, controle, estruturas e estabilidade do veículo. A precisão do estudo aerodinâmico influencia diretamente na qualidade e confiabilidade de todo o projeto. Nesse trabalho foi desenvolvida uma investigação numérica sobre a aerodinâmica da asa conceitual da aeronave utilizada pela equipe Zeus de Aerodesing no ano de 2019. Os perfis utilizados no estudo foram o Selig 1223 e o perfil desenvolvido pela equipe, nomeado de ED2. A partir dos softwares comerciais de fluidodinâmica computacional, XFLR5 e Ansys (fluent), foram realizadas simulações em diferentes situações para avaliar o comportamento da asa com os perfis aerodinâmicos mencionados e caracterizar a mesma, obtendo a curva de seus coeficientes aerodinâmicos: Cl, Cd e Cm, além de observar seu escoamento e perda de sustentação. Durante o trabalho observou-se um desvio no escoamento que foi solucionado com a implantação de dispositivos de ponta de asapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
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