Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3482
Título: A educação musical no trabalho do regente com e sem formação, de coros sacros protestantes
Título(s) alternativo(s): Musical education in the work of the conductor with and without training, of Protestant sacred choirs
Autor(es): Ataide Filho, Cesar Augusto Mota
Orientador: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A música sempre se fez presente no meio religioso e as igrejas, desde há muito tempo, buscam zelar pelo emprego da música durante suas celebrações. Os coros sacros são meios contundentes de tornar real o ensino musical para pessoas que não possuem nenhum ou pouco conhecimento musical. A figura do regente é extremamente relevante nesta homogeneidade (a harmonização vocal e coletiva) em meio à heterogeneidade (diferença de personalidades). Este trabalho tem o objetivo geral de investigar a relação do regente com as atividades de Educação Musical realizadas em coros sacros protestantes, para que questões sobre como o regente pode atuar como educador musical de coros sacros sejam mais discutidas. Esta pesquisa está sob a égide da Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, com dados obtidos, por meio da aplicação de questionários (abertos) a regentes de coros sacros, formados e não formados e em atuação. Nesta pesquisa foi possível observar, pelas respostas dos participantes, que a formação musical do regente é de extrema importância para que aconteça um processo educacional musical consciente, produtivo, e para que os ensaios e a performance sejam mais satisfatórios. Foi constatado que o regente tem um papel necessário e importante na Educação Musical de coralistas sacros
Resumo: Music has always been present in religious circles and churches have long sought to ensure the use of music during their celebrations. Sacred choirs are a powerful means of making music education a reality for people who have little or no musical knowledge. The role of the conductor is extremely relevant in this homogeneity (vocal and collective harmonization) amidst heterogeneity (differences in personalities). The general objective of this work is to investigate the relationship between the conductor and the Music Education activities carried out in Protestant sacred choirs, so that questions about how the conductor can act as a musical educator for sacred choirs can be discussed further. This research is under the aegis of Bibliographical Research and Field Research, with data obtained through the application of (open) questionnaires to trained and untrained conductors of sacred choirs and those currently working. In this research, it was possible to observe, through the participants' responses, that the conductor's musical training is extremely important for a conscious and productive musical educational process to take place, and for rehearsals and performances to be more satisfactory. It was found that the conductor has a necessary and important role in the musical education of sacred choir members
Palavras-chave: Regente coral
Coros sacros
Educação musical
Pesquisa Bibliográfica
Pesquisa de Campo
Choral conductor
Sacred choirs
Music education
Bibliographical research
Field research
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CÉSAR AUGUSTO MOTA ATAIDE FILHO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA336.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.