Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAtaide Filho, Cesar Augusto Mota-
dc.date.accessioned2024-11-01T17:49:48Z-
dc.date.available2024-11-01-
dc.date.available2024-11-01T17:49:48Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationATAÍDE FILHO, César Augusto Mota. A educação musical no trabalho do regente com e sem formação, de coros sacros protestantes. 2024. 32 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3482pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3482-
dc.description.abstractMusic has always been present in religious circles and churches have long sought to ensure the use of music during their celebrations. Sacred choirs are a powerful means of making music education a reality for people who have little or no musical knowledge. The role of the conductor is extremely relevant in this homogeneity (vocal and collective harmonization) amidst heterogeneity (differences in personalities). The general objective of this work is to investigate the relationship between the conductor and the Music Education activities carried out in Protestant sacred choirs, so that questions about how the conductor can act as a musical educator for sacred choirs can be discussed further. This research is under the aegis of Bibliographical Research and Field Research, with data obtained through the application of (open) questionnaires to trained and untrained conductors of sacred choirs and those currently working. In this research, it was possible to observe, through the participants' responses, that the conductor's musical training is extremely important for a conscious and productive musical educational process to take place, and for rehearsals and performances to be more satisfactory. It was found that the conductor has a necessary and important role in the musical education of sacred choir memberspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRegente coralpt_BR
dc.subjectCoros sacrospt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectPesquisa Bibliográficapt_BR
dc.subjectPesquisa de Campopt_BR
dc.subjectChoral conductorpt_BR
dc.subjectSacred choirspt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectBibliographical researchpt_BR
dc.subjectField researchpt_BR
dc.titleA educação musical no trabalho do regente com e sem formação, de coros sacros protestantespt_BR
dc.title.alternativeMusical education in the work of the conductor with and without training, of Protestant sacred choirspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDATAIDE FILHO, C. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478899641222772pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee3IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.description.resumoA música sempre se fez presente no meio religioso e as igrejas, desde há muito tempo, buscam zelar pelo emprego da música durante suas celebrações. Os coros sacros são meios contundentes de tornar real o ensino musical para pessoas que não possuem nenhum ou pouco conhecimento musical. A figura do regente é extremamente relevante nesta homogeneidade (a harmonização vocal e coletiva) em meio à heterogeneidade (diferença de personalidades). Este trabalho tem o objetivo geral de investigar a relação do regente com as atividades de Educação Musical realizadas em coros sacros protestantes, para que questões sobre como o regente pode atuar como educador musical de coros sacros sejam mais discutidas. Esta pesquisa está sob a égide da Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa de Campo, com dados obtidos, por meio da aplicação de questionários (abertos) a regentes de coros sacros, formados e não formados e em atuação. Nesta pesquisa foi possível observar, pelas respostas dos participantes, que a formação musical do regente é de extrema importância para que aconteça um processo educacional musical consciente, produtivo, e para que os ensaios e a performance sejam mais satisfatórios. Foi constatado que o regente tem um papel necessário e importante na Educação Musical de coralistas sacrospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica, Regência, Canto; Ensino-Aprendizagem, Teologiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - CÉSAR AUGUSTO MOTA ATAIDE FILHO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA336.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.