Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3398
Título: | Vídeos do youtube como ferramenta de apoio ao docente de música: um relato de experiência sobre a utilização do site nos estágios supervisionados do curso de licenciatura em música da UEMA |
Título(s) alternativo(s): | YouTube videos as a tool to support music teachers: an experience report on the use of the site in supervised internships in the music degree course at UEMA |
Autor(es): | Sousa, Rebeca Costa de |
Orientador: | Costa Neto, Raimundo João Matos |
Membro da Banca: | Costa Neto, Raimundo João Matos Costa Neto, Raimundo João Matos |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho buscou conhecer e entender as possibilidades de utilização de vídeos do Youtube, como instrumentos de apoio ao professor de música e a sua influência como instrumento facilitador na aprendizagem de alunos do ensino básico. A pesquisa realizada neste trabalho partiu de uma reflexão sobre a utilização de vídeos do Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem nos estágios realizados durante o curso de licenciatura em música na Universidade Estadual do Maranhão. A metodologia utilizada no trabalho consistiu em revisão bibliográfica, relato de experiências no ensino e aplicação de questionário para obter dados que nos permitiram verificar como se dá o uso desse site por docentes e discentes, suas finalidades, objetivos e se há uma repercussão no aluno em relação aos objetivos do professor ao fazer uso desse recurso |
Resumo: | This study sought to understand the possibilities of using YouTube videos as support tools for music teachers and their influence as a facilitating tool in the learning of elementary school students. The research carried out in this study was based on a reflection on the use of YouTube videos as a teaching and learning tool in internships carried out during the undergraduate music course at the Maranhão State University. The methodology used in the study consisted of a bibliographic review, a report on teaching experiences and the application of a questionnaire to obtain data that allowed us to verify how this site is used by teachers and students, its purposes, objectives and whether there is an impact on the student in relation to the teacher's objectives when using this resource |
Palavras-chave: | Ensino de Música Ferramenta didática Youtube Tecnologia, educação e música Panorama histórico da educação musical no Brasil Recursos tecnológicos e os parâmetros nacionais da educação Youtube e o ensino Youtube como recurso pedagógico ao docente de música Os fatores positivos e negativos do uso de vídeos do Youtube em sala de aula Music Education Teaching tool Youtube Technology, education and music Historical overview of music education in Brazil Technological resources and national education parameters Youtube and teaching Youtube as a pedagogical resource for music teachers The positive and negative factors of using YouTube videos in the classroom |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - REBECA COSTA DE SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdf | PDFA | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.