Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rebeca Costa de-
dc.date.accessioned2024-10-25T16:44:28Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T16:44:28Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Rebeca Costa de. Vídeos do youtube como ferramenta de apoio ao docente de música: um relato de experiência sobre a utilização do site nos estágios supervisionados do curso de licenciatura em música da UEMA. 2018. 76f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3398pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3398-
dc.description.abstractThis study sought to understand the possibilities of using YouTube videos as support tools for music teachers and their influence as a facilitating tool in the learning of elementary school students. The research carried out in this study was based on a reflection on the use of YouTube videos as a teaching and learning tool in internships carried out during the undergraduate music course at the Maranhão State University. The methodology used in the study consisted of a bibliographic review, a report on teaching experiences and the application of a questionnaire to obtain data that allowed us to verify how this site is used by teachers and students, its purposes, objectives and whether there is an impact on the student in relation to the teacher's objectives when using this resourcept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Músicapt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectTecnologia, educação e músicapt_BR
dc.subjectPanorama histórico da educação musical no Brasilpt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicos e os parâmetros nacionais da educaçãopt_BR
dc.subjectYoutube e o ensinopt_BR
dc.subjectYoutube como recurso pedagógico ao docente de músicapt_BR
dc.subjectOs fatores positivos e negativos do uso de vídeos do Youtube em sala de aulapt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectTeaching toolpt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectTechnology, education and musicpt_BR
dc.subjectHistorical overview of music education in Brazilpt_BR
dc.subjectTechnological resources and national education parameterspt_BR
dc.subjectYoutube and teachingpt_BR
dc.subjectYoutube as a pedagogical resource for music teacherspt_BR
dc.subjectThe positive and negative factors of using YouTube videos in the classroompt_BR
dc.titleVídeos do youtube como ferramenta de apoio ao docente de música: um relato de experiência sobre a utilização do site nos estágios supervisionados do curso de licenciatura em música da UEMApt_BR
dc.title.alternativeYouTube videos as a tool to support music teachers: an experience report on the use of the site in supervised internships in the music degree course at UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, R. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.referee1Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.referee1IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.referee1IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou conhecer e entender as possibilidades de utilização de vídeos do Youtube, como instrumentos de apoio ao professor de música e a sua influência como instrumento facilitador na aprendizagem de alunos do ensino básico. A pesquisa realizada neste trabalho partiu de uma reflexão sobre a utilização de vídeos do Youtube como ferramenta de ensino aprendizagem nos estágios realizados durante o curso de licenciatura em música na Universidade Estadual do Maranhão. A metodologia utilizada no trabalho consistiu em revisão bibliográfica, relato de experiências no ensino e aplicação de questionário para obter dados que nos permitiram verificar como se dá o uso desse site por docentes e discentes, suas finalidades, objetivos e se há uma repercussão no aluno em relação aos objetivos do professor ao fazer uso desse recursopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; música, Tecnologia Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - REBECA COSTA DE SOUSA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2018.pdfPDFA1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.