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Título: O educador musical em formação: uma reflexão sobre os desafios vivenciados no C. E. Prof. Newton Neves em Itapecuru-Mirim
Título(s) alternativo(s): The music educator in training: a reflection on the challenges experienced at C. E. Prof. Newton Neves in Itapecuru-Mirim
Autor(es): Morais, Simone dos Santos Cabral
Orientador: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Trindade, Francilourdes Carvalho Pinto
Membro da Banca: Pontes, Marlene Maciel França
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre o exercício da prática do Educador Musical em formação, com base nas experiências vividas no Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Médio em 2017. Nele buscamos apontar a relevância da experiência, demonstrando pontos positivos e negativos, e refletindo sobre o perfil do educador musical que deverá mediar as problemáticas educacionais que, possivelmente, serão encontradas pelo futuro educador em sua jornada. A reflexão da nossa prática buscou, neste trabalho, aprofundar a importância do nosso perfil como professores de música com mais integralidade, consciência da realidade e compromisso em construir uma sociedade mais forte e igualitária, garantindo que todos que passarem por nós tenham acesso ao conhecimento contextualizado e sistematizado, devido sua importância para a formação cultural e histórica de uma sociedade. A fundamentação teórica apresenta-se discutindo os seguintes eixos temáticos: A Educação e a Prática Pedagógica em Música; Prática Pedagógica: ação e reflexão, ressaltando a importância de uma prática crítico reflexiva; A importância de um plano de Ensino de Música no Ensino Médio, com base na obrigatoriedade desse ensino, assegurada por documentos de leis aprovados; O Estágio no Ensino Médio com enfoque nas percepções positivas e negativas, e desafios a serem superados; O Professor em Formação, refletindo sobre aprender a fazer e aprender a ser, traçando um perfil para o profissional da educação na atualidade. A prática pedagógica no Estágio nos apontou que o ensino de música precisa estar voltado para a formação do aluno de forma integral. Sendo este ensino uma ciência necessária, precisamos de um conhecimento pertinente, sem fragmentos, e que seja capaz de contextualizar e ser contextualizado, comprometido com o todo. Para tanto, esta pesquisa apoiou-se em alguns autores como Antunes (2013), Ciavatta (2011), Cotrim (2013), Delors (2003), Freire (2002), Gadotti (2003), Lara (1998), Morin (2003), Penna (2010, 2011), Paula (2009), Pilleti (2003), Romão (2002), Severino (2009) dentre outros, e fontes documentais do MEC (2016, 2018). Além disso, este estudo apresenta uma análise dos dados de campo que foram extraídos por meio de questionários abertos aplicados com graduandos que estagiaram ou estagiam no Ensino Médio, e entrevistas com a professora de Língua Portuguesa (que leciona Arte e nos acompanhou no estágio), alunos e gestão do campo de pesquisa, registradas após o Estágio Supervisionado no Ensino Médio em 2017. Com isso, pretendemos mostrar que, como professores de música, não podemos ignorar os problemas, nem nos isolarmos em uma especialidade, pois, como prática social, a Educação Musical, precisa estar mais presente no contexto escolar, se queremos construir uma cultura mais forte e integral de forma organizada e planejada
Resumo: This work is a reflection on the practice of the Music Educator in training, based on the experiences lived in the Supervised Curricular Internship in High School in 2017. In it, we seek to point out the relevance of the experience, demonstrating positive and negative points, and reflecting on the profile of the music educator who should mediate the educational problems that will possibly be encountered by the future educator in his/her journey. The reflection of our practice sought, in this work, to deepen the importance of our profile as music teachers with more comprehensiveness, awareness of reality and commitment to building a stronger and more egalitarian society, ensuring that everyone who passes through us has access to contextualized and systematized knowledge, due to its importance for the cultural and historical formation of a society. The theoretical foundation presents itself by discussing the following thematic axes: Education and Pedagogical Practice in Music; Pedagogical Practice: action and reflection, highlighting the importance of a critical reflective practice; The importance of a Music Teaching Plan in High School, based on the mandatory nature of this teaching, ensured by approved legal documents; The Internship in High School, focusing on positive and negative perceptions and challenges to be overcome; The Teacher in Training, reflecting on learning to do and learning to be, outlining a profile for the current education professional. The pedagogical practice in the Internship showed us that music teaching needs to be focused on the integral education of the student. Since this teaching is a necessary science, we need relevant knowledge, without fragments, and that is capable of contextualizing and being contextualized, committed to the whole. To this end, this research was supported by some authors such as Antunes (2013), Ciavatta (2011), Cotrim (2013), Delors (2003), Freire (2002), Gadotti (2003), Lara (1998), Morin (2003), Penna (2010, 2011), Paula (2009), Pilleti (2003), Romão (2002), Severino (2009) among others, and documentary sources from the MEC (2016, 2018). In addition, this study presents an analysis of field data that were extracted through open-ended questionnaires applied to undergraduate students who were or are currently interning in high school, and interviews with the Portuguese Language teacher (who teaches Art and accompanied us during the internship), students and management of the research field, recorded after the Supervised Internship in high school in 2017. With this, we intend to show that, as music teachers, we cannot ignore the problems, nor isolate ourselves in a specialty, because, as a social practice, Music Education needs to be more present in the school context, if we want to build a stronger and more comprehensive culture in an organized and planned way
Palavras-chave: Ensino de Música
Estágio do Ensino Médio
Professor em formação
Prática Pedagógica: ação e reflexão
A Importância do Plano de Ensino de Música para o Ensino Médio
Estágio no ensino médio
Percepção do questionário da gestão do C.E. Prof. Newton Neves
Educação e a práticas pedagógicas em música
Music Teaching
High School Internship
Teacher in training
Pedagogical Practice: action and reflection
The Importance of the Music Teaching Plan for High School
High School Internship
Perception of the C.E. Prof. Newton Neves Management Questionnaire
Education and pedagogical practices in music
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