Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3355
Título: O ensino do contrabaixo acústico na Escola de Música Lilah Lisboa e Araújo
Título(s) alternativo(s): Teaching acoustic bass at the Lilah Lisboa e Araújo Music School
Autor(es): Pereira, Maria Regina de Jesus
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho visa mostrar como vem se configurando o ensino do contrabaixo acústico na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). Assim, verificou-se os tipos de métodos de contrabaixo acústico que foram e estão sendo utilizados, foi analisado o processo de ensino para os alunos e a metodologia de trabalho adotada pelos professores convidados. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e foram utilizados questionários e entrevistas gravadas como instrumento para coletar os dados. A bibliografia presente na revisão de literatura, conta com textos de trabalhos acadêmicos e também parte das entrevistas realizadas, na qual contém histórias sobre a chegada do baixo acústico em São Luís MA. Analisou-se que cada aluno mostrou grandes dificuldades nos estudos do instrumento e ainda passaram a conviver com certos problemas por falta de orientações de um professor da área. No entanto, é importante enfatizar que no ano de 2017 houve um processo seletivo para professor de contrabaixo acústico em São Luís e o mesmo iniciou seus trabalhos no primeiro semestre de 2018, fato que vem contribuindo para o desenvolvimento de cada estudante
Resumo: This study aims to show how the teaching of acoustic bass guitar has been taking place at the Maranhão State Music School Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). Thus, the types of acoustic bass guitar methods that were and are being used were verified, the teaching process for students and the work methodology adopted by the invited teachers were analyzed. The research methodology is qualitative in nature and questionnaires and recorded interviews were used as instruments to collect data. The bibliography present in the literature review includes texts from academic works and also part of the interviews conducted, which contains stories about the arrival of the acoustic bass guitar in São Luís MA. It was analyzed that each student showed great difficulties in studying the instrument and that they also began to live with certain problems due to the lack of guidance from a teacher in the area. However, it is important to emphasize that in 2017 there was a selection process for an acoustic bass teacher in São Luís and the teacher began working in the first semester of 2018, a fact that has contributed to the development of each student
Palavras-chave: Contrabaixo Acústico
Ensino
Métodos
Escola Música Lilah Lisboa de Araújo
Contexto histórico do contrabaixo acústico
O ensino e tipo de métodos do contrabaixo acústico
Acoustic Bass
Teaching
Methods
Lilah Lisboa de Araújo Music School
Historical context of the acoustic bass
Teaching and types of methods for the acoustic bass
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA REGINA DE JESUS PEREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA239.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.