Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria Regina de Jesus-
dc.date.accessioned2024-10-22T19:44:40Z-
dc.date.available2024-10-22-
dc.date.available2024-10-22T19:44:40Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, Regina de Jesus. O ensino do contrabaixo acústico na escola de música Lilah Lisboa de Araújo. 2019. 39f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3355pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3355-
dc.description.abstractThis study aims to show how the teaching of acoustic bass guitar has been taking place at the Maranhão State Music School Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). Thus, the types of acoustic bass guitar methods that were and are being used were verified, the teaching process for students and the work methodology adopted by the invited teachers were analyzed. The research methodology is qualitative in nature and questionnaires and recorded interviews were used as instruments to collect data. The bibliography present in the literature review includes texts from academic works and also part of the interviews conducted, which contains stories about the arrival of the acoustic bass guitar in São Luís MA. It was analyzed that each student showed great difficulties in studying the instrument and that they also began to live with certain problems due to the lack of guidance from a teacher in the area. However, it is important to emphasize that in 2017 there was a selection process for an acoustic bass teacher in São Luís and the teacher began working in the first semester of 2018, a fact that has contributed to the development of each studentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContrabaixo Acústicopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectEscola Música Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.subjectContexto histórico do contrabaixo acústicopt_BR
dc.subjectO ensino e tipo de métodos do contrabaixo acústicopt_BR
dc.subjectAcoustic Basspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMethodspt_BR
dc.subjectLilah Lisboa de Araújo Music Schoolpt_BR
dc.subjectHistorical context of the acoustic basspt_BR
dc.subjectTeaching and types of methods for the acoustic basspt_BR
dc.titleO ensino do contrabaixo acústico na Escola de Música Lilah Lisboa e Araújopt_BR
dc.title.alternativeTeaching acoustic bass at the Lilah Lisboa e Araújo Music Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPEREIRA, M. R. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327151070614813pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa mostrar como vem se configurando o ensino do contrabaixo acústico na Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM). Assim, verificou-se os tipos de métodos de contrabaixo acústico que foram e estão sendo utilizados, foi analisado o processo de ensino para os alunos e a metodologia de trabalho adotada pelos professores convidados. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo e foram utilizados questionários e entrevistas gravadas como instrumento para coletar os dados. A bibliografia presente na revisão de literatura, conta com textos de trabalhos acadêmicos e também parte das entrevistas realizadas, na qual contém histórias sobre a chegada do baixo acústico em São Luís MA. Analisou-se que cada aluno mostrou grandes dificuldades nos estudos do instrumento e ainda passaram a conviver com certos problemas por falta de orientações de um professor da área. No entanto, é importante enfatizar que no ano de 2017 houve um processo seletivo para professor de contrabaixo acústico em São Luís e o mesmo iniciou seus trabalhos no primeiro semestre de 2018, fato que vem contribuindo para o desenvolvimento de cada estudantept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqInstrumentação musical; Ensino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA REGINA DE JESUS PEREIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA239.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.