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Título: A inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de ciências e biologia, em escolas de Zé Doca - MA
Título(s) alternativo(s): The inclusion of students with disabilities in science and biology classes, in schools in Zé Doca - MA
Autor(es): Viana, Roziele da Silva
Orientador: Pereira, Eliúde Costa
Membro da Banca: Mendonça, Rakel Gomes
Membro da Banca: Cunha, Robson de Macêdo
Data do documento: 2024-08-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: presente trabalho trata da inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas que atendem à Educação Básica, tendo como objetivo central analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Ciências (Ensino fundamental) e Biologia (Ensino Médio), no contexto de duas escolas públicas localizadas no município de Zé Doca- MA, e tendo como público- alvo gestores, docentes, discentes e pais. A produção embasou-se na legislação especifica e em autores como Selvatici e Moura (2012), Mota et al. (2022), Booth e Ainscow (2002), Giroux (1997), Sousa (2019), entre outros. Em relação à metodologia, trata-se de um trabalho de natureza descritiva, no que diz respeito aos objetivos, identificando-se como uma pesquisa de campo em relação aos procedimentos, envolvendo aplicação de questionários com análise dos dados seguindo abordagem quanti-qualitativa. Como resultado constatouse que o processo de inclusão de alunos com deficiência no processo educativo na Educação Básica vem avançando, mas ainda há muito a ser realizado de modo a colocar o aparato legal em pratica
Resumo: The present work deals with the inclusion of students with disabilities in public schools that serve Basic Education, with the central objective of analyzing the process of inclusion of students with disabilities in Science (elementary education) and Biology (high school) classes, in the context of two public schools located in the municipality of Zé Doca- MA, and targeting managers, teachers, students and parents. The production was based on specific legislation and authors such as Selvatici and Moura (2012), Mota et al. (2022), Booth and Ainscow (2002), Giroux (1997), Sousa (2019), among others. Regarding the methodology, it is a work of a descriptive nature, with regard to the objectives, identifying itself as a field research in relation to the procedures, involving the application of questionnaires with data analysis following a quantitative-qualitative approach. As a result, it was found that the process of including students with disabilities in the educational process in Basic Education has been advancing, but there is still a lot to be done in order to put the legal apparatus into practic
Palavras-chave: Inclusão educacional
Alunos com deficiência
Escolas públicas - Zé Doca/MA
Educação Básica
Educational inclusion
Students with disabilities
Public schools - Zé Doca/MA
Basic Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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