Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorViana, Roziele da Silva-
dc.date.accessioned2024-10-18T12:39:10Z-
dc.date.available2024-10-18-
dc.date.available2024-10-18T12:39:10Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationVIANA, Roziele da Silva. A inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de ciências e biologia, em escolas de Zé Doca - MA. 202. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3307pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3307-
dc.description.abstractThe present work deals with the inclusion of students with disabilities in public schools that serve Basic Education, with the central objective of analyzing the process of inclusion of students with disabilities in Science (elementary education) and Biology (high school) classes, in the context of two public schools located in the municipality of Zé Doca- MA, and targeting managers, teachers, students and parents. The production was based on specific legislation and authors such as Selvatici and Moura (2012), Mota et al. (2022), Booth and Ainscow (2002), Giroux (1997), Sousa (2019), among others. Regarding the methodology, it is a work of a descriptive nature, with regard to the objectives, identifying itself as a field research in relation to the procedures, involving the application of questionnaires with data analysis following a quantitative-qualitative approach. As a result, it was found that the process of including students with disabilities in the educational process in Basic Education has been advancing, but there is still a lot to be done in order to put the legal apparatus into practicpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectEscolas públicas - Zé Doca/MApt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEducational inclusionpt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectPublic schools - Zé Doca/MApt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com deficiência, nas aulas de ciências e biologia, em escolas de Zé Doca - MApt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of students with disabilities in science and biology classes, in schools in Zé Doca - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6343033152459499pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliúde Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4058-2191pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811989662439567pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Rakel Gomes-
dc.contributor.referee2Cunha, Robson de Macêdo-
dc.description.resumopresente trabalho trata da inclusão de alunos com deficiência em escolas públicas que atendem à Educação Básica, tendo como objetivo central analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Ciências (Ensino fundamental) e Biologia (Ensino Médio), no contexto de duas escolas públicas localizadas no município de Zé Doca- MA, e tendo como público- alvo gestores, docentes, discentes e pais. A produção embasou-se na legislação especifica e em autores como Selvatici e Moura (2012), Mota et al. (2022), Booth e Ainscow (2002), Giroux (1997), Sousa (2019), entre outros. Em relação à metodologia, trata-se de um trabalho de natureza descritiva, no que diz respeito aos objetivos, identificando-se como uma pesquisa de campo em relação aos procedimentos, envolvendo aplicação de questionários com análise dos dados seguindo abordagem quanti-qualitativa. Como resultado constatouse que o processo de inclusão de alunos com deficiência no processo educativo na Educação Básica vem avançando, mas ainda há muito a ser realizado de modo a colocar o aparato legal em praticapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ROZIELE DA SILVA VIANA - UEMA ZÉ DOCA 2024.pdfPDF A4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.