Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3280
Título: Ludicidade e Língua Portuguesa: contribuições, possibilidades e inserção para o desenvolvimento da leitura e escrita nos 6° e 7° anos do Ensino Fundamental na Unidade de Educação Básica Itapecuru-Mirim
Título(s) alternativo(s): Playfulness and Portuguese Language: contributions, possibilities and insertion for the development of reading and writing in the 6th and 7th years of Elementary School at the Itapecuru-Mirim Basic Education Unit
Autor(es): Sousa, Iranilde Araujo
Orientador: Holanda, Maria Lúcia de Souza
Membro da Banca: Silva, Antonio Ailton Santos
Membro da Banca: Farias, Sherlene Regea Araújo
Data do documento: 2022-07-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como finalidade, trazer uma reflexão sobre a importância que a ludicidade tem como metodologia no ensino de língua portuguesa, e como sua inserção pode trazer contribuições significativas para o desenvolvimento da leitura e escrita. O estudo resulta de uma pesquisa de campo, tendo como público-alvo, alunos dos 6º e 7° anos da Unidade de Educação Básica Itapecuru- Mirim, sendo subsidiado por pesquisas bibliográficas. Levando em conta as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino, sabe-se que é sempre necessário a adoção de práticas metodológicas que facilitem a aprendizagem, sendo assim a ludicidade ganha destaque por ser um recurso, que fortalece o raciocínio, promove a criatividade, e atua como estímulo. Dentre os teóricos que corroboram com o aprofundamento desse estudo, temos: Huizinga (2012); Rau (2013); Kishimoto (1994,2003); Vygotsky (1991); Almeida (2003); dentre outros autores que abordam sobre o tema. Partindo de uma pesquisa de natureza básica, tendo caráter descritivo e exploratório, resultante de uma abordagem quali-quantitativa, este estudo, tem como principal objetivo, ressaltar como a utilização do lúdico no ensino de língua portuguesa, pode trazer contribuições para o desenvolvimento da leitura e escrita. Com base nos resultados coletados, observou-se, que a ludicidade, apesar de não ser utilizada de forma assídua, traz diversos benefícios no campo da aprendizagem, e que nessa fase de ensino existem inúmeras possibilidades para que sua inserção e aplicabilidade influenciem num melhor desenvolvimento da leitura e escrita.
Resumo: The present monographic work has as purpose, bring a reflection on the importance that the playfulness has as methodology in the teaching of Portuguese language, and how its insertion can bring significant contributions to the development of reading and writing. The study results from field research, having as its target audience, 6th and 7th grade students of the Basic Education Unit Itapecuru- Mirim, being subsidized by bibliographic research. Considering the various difficulties encountered in the teaching process, it is known that it is always necessary to adopt methodological practices that facilitate learning, and thus the playfulness is highlighted as a resource that strengthens reasoning, promotes creativity, and acts as a stimulus. Among the theorists that corroborate with the deepening of this study, we have: Huizinga (2012); Rau (2013); Kishimoto (1994,2003); Vygotsky (1991); Almeida (2003); among other authors who address the theme. Starting from basic research, with descriptive and exploratory nature, resulting from a quali-quantitative approach, this study has as main objective to highlight how the use of play in teaching Portuguese language can bring contributions to the development of reading and writing. Based on the results collected, it was observed that playfulness, although not assiduously used, brings several benefits in the field of learning, and that at this stage of education there are numerous possibilities for its insertion and applicability to influence a better development of reading and writing.
Palavras-chave: Ludicidade
Leitura
Escrita
Ensino-aprendizagem
Língua Portuguesa
Processo de ensino
Práticas metodológicas
Recurso didático
Práxis educativa
Unidade de Educação Básica
Itapecuru- Mirim
Playfulness
Reading
Writing
Teaching-learning
Portuguese language
Teaching process
Methodological practices
Didactic resource
Educational praxis
Basic Education Unit
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - IRANILDE ARAUJO SOUSA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2022.pdfPDF A930.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.