Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3270
Título: | A música como ferramenta de apoio no processo de inclusão e desenvolvimento da criança com Espectro Autista |
Título(s) alternativo(s): | Music as a support tool in the process of inclusion and development of children with Autism Spectrum |
Autor(es): | Santos, Ranniery Fernandes |
Orientador: | Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Gouveia Neto, João Costa |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Rocha, Eliza de Oliveira |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O autismo é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar como a música estimula diferentes áreas do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras em crianças autistas, podendo ser utilizada de forma terapêutica e estruturada, através da musicoterapia e na forma de educação musical, voltada para a musicalização e ensino da música propriamente dita. Examina-se a relação entre o autismo e a música, destacando como a educação musical pode oferecer oportunidades de expressão, comunicação e interação para essas crianças. São discutidas estratégias e abordagens específicas utilizadas na educação musical, bem como os benefícios que podem ser alcançados por meio dessa modalidade de ensino. O grande desafio do Brasil é a promover a educação inclusiva a pessoas com transtornos de desenvolvimentos globais e essa inclusão deve ocorrer dentro da escola pública regular. E temos na música um meio que pode auxiliar e promover esse processo de inclusão. A musicoterapia e a educação musical especial se apresenta como uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades únicas das crianças com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e estimulante para o seu desenvolvimento. |
Resumo: | Autism is a complex condition that affects the development of communication, social interaction and behavior. This paper aims to demonstrate how music stimulates different areas of child development, including cognitive, emotional, social and motor skills in autistic children, and can be used in a therapeutic and structured way, through music therapy and in the form of music education, focused on musicalization and teaching music itself. The relationship between autism and music is examined, highlighting how music education can offer opportunities for expression, communication and interaction for these children. Specific strategies and approaches used in music education are discussed, as well as the benefits that can be achieved through this teaching method. Brazil's great challenge is to promote inclusive education for people with global development disorders, and this inclusion must occur within regular public schools. And music is a means that can help and promote this inclusion process. Music therapy and special music education are presented as a pedagogical approach that aims to meet the unique needs of children with ASD, providing an inclusive and stimulating environment for their development. |
Palavras-chave: | Autismo Inclusão Escolar Música Musicoterapia Educação musical Desenvolvimento infantil Habilidades cognitivas, emocionais Musicalização Educação inclusiva Processo de inclusão Autism School Inclusion Music Music Therapy Music Education Child Development Cognitive and Emotional Skills Musicalization Inclusive Education Inclusion Process |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - RANNIERY FERNANDES SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2023.pdf | PDFA | 238.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.