Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ranniery Fernandes-
dc.date.accessioned2024-10-16T16:31:08Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-16T16:31:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Ranniery Fernandes. A música como ferramenta de apoio de inclusão e desenvolvimento da criança com espectro autista. 2023.31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3270pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3270-
dc.description.abstractAutism is a complex condition that affects the development of communication, social interaction and behavior. This paper aims to demonstrate how music stimulates different areas of child development, including cognitive, emotional, social and motor skills in autistic children, and can be used in a therapeutic and structured way, through music therapy and in the form of music education, focused on musicalization and teaching music itself. The relationship between autism and music is examined, highlighting how music education can offer opportunities for expression, communication and interaction for these children. Specific strategies and approaches used in music education are discussed, as well as the benefits that can be achieved through this teaching method. Brazil's great challenge is to promote inclusive education for people with global development disorders, and this inclusion must occur within regular public schools. And music is a means that can help and promote this inclusion process. Music therapy and special music education are presented as a pedagogical approach that aims to meet the unique needs of children with ASD, providing an inclusive and stimulating environment for their development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectHabilidades cognitivas, emocionaispt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProcesso de inclusãopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSchool Inclusionpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectMusic Therapypt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectCognitive and Emotional Skillspt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectInclusion Processpt_BR
dc.titleA música como ferramenta de apoio no processo de inclusão e desenvolvimento da criança com Espectro Autistapt_BR
dc.title.alternativeMusic as a support tool in the process of inclusion and development of children with Autism Spectrumpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee2IDFROES, Roberto; COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Eliza de Oliveira-
dc.contributor.referee3IDROCHA, Eliza O.;ROCHA, ELIZA DE OLIVEIRApt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8806570154981316pt_BR
dc.description.resumoO autismo é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. Este trabalho tem a finalidade de demonstrar como a música estimula diferentes áreas do desenvolvimento infantil, incluindo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras em crianças autistas, podendo ser utilizada de forma terapêutica e estruturada, através da musicoterapia e na forma de educação musical, voltada para a musicalização e ensino da música propriamente dita. Examina-se a relação entre o autismo e a música, destacando como a educação musical pode oferecer oportunidades de expressão, comunicação e interação para essas crianças. São discutidas estratégias e abordagens específicas utilizadas na educação musical, bem como os benefícios que podem ser alcançados por meio dessa modalidade de ensino. O grande desafio do Brasil é a promover a educação inclusiva a pessoas com transtornos de desenvolvimentos globais e essa inclusão deve ocorrer dentro da escola pública regular. E temos na música um meio que pode auxiliar e promover esse processo de inclusão. A musicoterapia e a educação musical especial se apresenta como uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades únicas das crianças com TEA, proporcionando um ambiente inclusivo e estimulante para o seu desenvolvimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Ensino-Aprendizagem, Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - RANNIERY FERNANDES SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2023.pdfPDFA238.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.