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Título: O além e a salvação na obra Auto da Alma, de Gil Vicente
Autor(es): Campos, João Vitor Natali de
Orientador: Zierer, Adriana Maria de Souza
Membro da Banca: Vieira, Ana Lívia Bomfim
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2018-01-31
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Durante a Idade Média, as narrativas literárias apresentavam diversas características que contribuíram para a formação do imaginário medieval, principalmente no que tange ao sagrado, o qual se apresentava nas mais diversas formas, desde os acontecimentos do cotidiano até os simbolismos de elementos que remetem a lembrar do sagrado. Entre os temas mais comumente abordados estão as visões sobre o além, destacando-se os conceitos sobre o purgatório, paraíso celestial e inferno, os quais eram denominados como elementos constantes que direcionavam os comportamentos dos indivíduos da sociedade da época. No Renascimento, um dos autores de maior renome foi o teatrólogo Gil Vicente, o qual produziu peças abordando a temática religiosa, pastoril, farsas, comédias e ficou conhecido pelas suas críticas em relação à sociedade portuguesa quinhentista, além de ser um dos primeiros teatrólogos a valorizar a língua e a cultura local. Dentre os seus trabalhos, destaca-se a peça intitulada “Auto da Alma”, a qual foi apresentada em 1518, que conta a história de Alma, em sua peregrinação, acompanhada pelo Anjo chamado Custódio no além em busca da Igreja, que era considerada como uma estalajadeira, que seria o local de descanso para as almas redimidas pelo cristianismo. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo de analisar os elementos religiosos presentes no meio religioso medieval e a importância dos personagens na construção da peça “Auto da Alma”. Para a concretização deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico da fonte primária – a saber – a peça o “Auto da Alma” e fontes secundárias.
Resumo: During the Middle Ages, the literary narratives presented several characteristics that contributed to the formation of the medieval imaginary, especially in the sacred, which appeared in the most diverse forms, from everyday events to the symbolism of elements that recall of the sacred. Among the topics most commonly addressed are visions about the beyond, highlighting the concepts of purgatory, heavenly paradise and hell, which were called constant elements that directed the behavior of the individuals of the society of the time. In the Renaissance, one of the most renowned authors was the playwright Gil Vicente, who produced pieces dealing with religious, pastoral, farce, and comedies, and was known for his criticism of Portuguese society in the 16th century, as well as being one of the first playwright to value the local language and culture. Among his works, the work entitled "Self of the Soul", which was presented in 1518, tells the story of Alma on his pilgrimage accompanied by the Angel called Custódio in the beyond in search of the Church, which was considered as a hostess, who would be the resting place for the souls redeemed by Christianity. In this way, the present work has the objective of analyzing the religious elements present in the medieval religious milieu and the importance of the characters in the construction of the play "Auto da Alma". For the accomplishment of this work a bibliographical survey of the primary source - viz. - the piece the "Auto da Alma" and secondary sources was carried out.
Palavras-chave: Auto da Alma
Narrativas literárias
Gil Vicente
Imaginário religioso
Idade Média
Salvação
Literatura Medieval
Alma
Anjo
Diabo
Paixão de Cristo
Soul Self
Literary narratives
Gil Vicente
Religious imaginary
Middle Ages
Salvation
Medieval Literature
Soul
Devil
Passion of Christ
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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