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dc.creatorCampos, João Vitor Natali de-
dc.date.accessioned2024-10-16T15:34:56Z-
dc.date.available2024-10-16-
dc.date.available2024-10-16T15:34:56Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.citationCAMPOS, João Vitor Natali de. O além e a salvação na obra Auto da Alma, de Gil Vicente. 2018. 62f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3269pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3269-
dc.description.abstractDuring the Middle Ages, the literary narratives presented several characteristics that contributed to the formation of the medieval imaginary, especially in the sacred, which appeared in the most diverse forms, from everyday events to the symbolism of elements that recall of the sacred. Among the topics most commonly addressed are visions about the beyond, highlighting the concepts of purgatory, heavenly paradise and hell, which were called constant elements that directed the behavior of the individuals of the society of the time. In the Renaissance, one of the most renowned authors was the playwright Gil Vicente, who produced pieces dealing with religious, pastoral, farce, and comedies, and was known for his criticism of Portuguese society in the 16th century, as well as being one of the first playwright to value the local language and culture. Among his works, the work entitled "Self of the Soul", which was presented in 1518, tells the story of Alma on his pilgrimage accompanied by the Angel called Custódio in the beyond in search of the Church, which was considered as a hostess, who would be the resting place for the souls redeemed by Christianity. In this way, the present work has the objective of analyzing the religious elements present in the medieval religious milieu and the importance of the characters in the construction of the play "Auto da Alma". For the accomplishment of this work a bibliographical survey of the primary source - viz. - the piece the "Auto da Alma" and secondary sources was carried out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAuto da Almapt_BR
dc.subjectNarrativas literáriaspt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectImaginário religiosopt_BR
dc.subjectIdade Médiapt_BR
dc.subjectSalvaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura Medievalpt_BR
dc.subjectAlmapt_BR
dc.subjectAnjopt_BR
dc.subjectDiabopt_BR
dc.subjectPaixão de Cristopt_BR
dc.subjectSoul Selfpt_BR
dc.subjectLiterary narrativespt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectReligious imaginarypt_BR
dc.subjectMiddle Agespt_BR
dc.subjectSalvationpt_BR
dc.subjectMedieval Literaturept_BR
dc.subjectSoulpt_BR
dc.subjectDevilpt_BR
dc.subjectPassion of Christpt_BR
dc.titleO além e a salvação na obra Auto da Alma, de Gil Vicentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCAMPOS, J. V. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507521111190718pt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. Spt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Ana Lívia Bomfim-
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, A. L. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.contributor.referee2Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee2LattesJúlia Constança Pereira Camelopt_BR
dc.description.resumoDurante a Idade Média, as narrativas literárias apresentavam diversas características que contribuíram para a formação do imaginário medieval, principalmente no que tange ao sagrado, o qual se apresentava nas mais diversas formas, desde os acontecimentos do cotidiano até os simbolismos de elementos que remetem a lembrar do sagrado. Entre os temas mais comumente abordados estão as visões sobre o além, destacando-se os conceitos sobre o purgatório, paraíso celestial e inferno, os quais eram denominados como elementos constantes que direcionavam os comportamentos dos indivíduos da sociedade da época. No Renascimento, um dos autores de maior renome foi o teatrólogo Gil Vicente, o qual produziu peças abordando a temática religiosa, pastoril, farsas, comédias e ficou conhecido pelas suas críticas em relação à sociedade portuguesa quinhentista, além de ser um dos primeiros teatrólogos a valorizar a língua e a cultura local. Dentre os seus trabalhos, destaca-se a peça intitulada “Auto da Alma”, a qual foi apresentada em 1518, que conta a história de Alma, em sua peregrinação, acompanhada pelo Anjo chamado Custódio no além em busca da Igreja, que era considerada como uma estalajadeira, que seria o local de descanso para as almas redimidas pelo cristianismo. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo de analisar os elementos religiosos presentes no meio religioso medieval e a importância dos personagens na construção da peça “Auto da Alma”. Para a concretização deste trabalho foi realizado levantamento bibliográfico da fonte primária – a saber – a peça o “Auto da Alma” e fontes secundárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória Antiga e Medievalpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Clássicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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