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Título: Plantas medicinais no contexto do ensino médio em uma escola pública do município de Araguanã-MA: um olhar para os conhecimentos culturais e tradicionais
Título(s) alternativo(s): Medicinal plants in the context of high school in a public school in municipality of Araguanã-MA: a look at cultural knowledge and traditional
Autor(es): Silva, Gilcileide Cardoso da
Orientador: Silva , Camila Carneiro da
Membro da Banca: Sousa, Vanderlucia Lima de
Membro da Banca: Albuquerque, Jaqueline Nascimento de
Data do documento: 2024-08-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Desde tempos antigos os seres humanos têm uma conexão profunda com as plantas, cultivando e domesticando diversas espécies para suas necessidades diárias. Além disso, nossos ancestrais utilizavam ervas por suas propriedades curativas para tratar dores, infecções e promover o bemestar. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa se voltou para a aplicação de uma Sequência Didática de ensino em uma escola de Ensino Médio na cidade de Araguanã, Maranhão, com vistas à investigação científica para diagnosticar os conhecimentos prévios desses estudantes e utilizar uma ferramenta prática, com a construção de uma horta medicinal. O estudo visa, também, estabelecer um diálogo sobre o uso de plantas medicinais no dia a dia, a fim de identificar como os alunos entendem sua aplicabilidade, função, importância e necessidade. Para alcançar o objetivo proposto, optou-se por um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado. A Sequência Didática foi organizada em três momentos organizados e devidamente direcionados: (i) aplicação de um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento dos alunos; (ii) atividade prática com a construção do canteiro – durante os dois primeiros momentos, discutiram-se os temas de etnobotânica, botânica e fitoterapia –; (iii) promoção de um evento de degustação, em que os alunos do projeto apresentaram as qualidades das plantas e a importância do uso consciente dos fitoterápicos. Nos resultados deste estudo observou-se que a forma mais comum de preparo das plantas medicinais mencionada pelos participantes é o chá, sendo a folha a parte da planta mais utilizada. O Plectranthus barbatus (boldo) foi a planta mais citada pelos alunos devido aos seus benefícios para o estômago e o fígado. As mulheres, especialmente mães, avós e matriarcas mais velhas, desempenham um papel central, sendo reconhecidas como a principal fonte de conhecimento e responsáveis pela preparação de remédios à base de plantas e pela transmissão dessas tradições. Os resultados destacam a importância de preservar as práticas tradicionais para a saúde coletiva e o bem-estar e evidenciam a relevância de pesquisas que integrem conhecimento científico e práticas populares para avançar nos estudos sobre plantas. Palavras-chave: Medicina Tradicional; Sequência Didática; Plantas Medicinais; Ensino de Ciências.
Resumo: Since ancient times, humans have had a deep connection with plants, cultivating and domesticating diverse species for their daily needs. In addition, our ancestors used herbs for their healing properties to treat pain, infections, and promote well-being. In view of the above, the objective of this research was to apply a Didactic Sequence of teaching in a high school in the city of Araguanã, Maranhão, with a view to scientific investigation to diagnose the previous knowledge of these students and use a practical tool, with the construction of a medicinal garden. The research also aims to establish a dialogue about the use of medicinal plants in everyday life, in order to identify how students understand their applicability, function, importance and necessity. To achieve the proposed objective, a case study with a qualitative approach was chosen. Data collection was carried out using a semi-structured questionnaire. The Didactic Sequence was organized in three organized and properly directed moments: (i) application of a diagnostic questionnaire to assess the students' knowledge; (ii) practical activity with the construction of the construction site – during the first two moments, the themes of ethnobotany, botany and phytotherapy were discussed –; (iii) promotion of a tasting event, in which the students of the project presented the qualities of plants and the importance of the conscious use of herbal medicines. The most common form of preparation of medicinal plants mentioned by the participants is tea, with the leaf being the most used part of the plant. Plectranthus barbatus (boldo) was the plant most cited by students due to its benefits for the stomach and liver. Women, especially mothers, grandmothers and older matriarchs, play a central role, being recognized as the main source of knowledge and responsible for the preparation of herbal remedies and the transmission of these traditions. The results highlight the importance of preserving traditional practices for collective health and well-being and highlight the relevance of research that integrates scientific knowledge and popular practices to advance studies on plants
Palavras-chave: Medicina Tradicional
Sequência Didática
Plantas Medicinais
Ensino de Ciência
Traditional Medicine
Didactic Sequence
Medicinal Plants
Teaching Science
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

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