Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3236
Título: Os desafios do professor de musicalização infantil durante a pandemia do Covid-19
Título(s) alternativo(s): The challenges faced by children's music teachers during the Covid-19 pandemic
Autor(es): Mesquita, Sara Alinne Silva
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Carvalho, Sérgio Ricardo Galvão de
Membro da Banca: Gusmão, Edilson Fonseca
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este artigo teve como objetivo geral analisar quais foram os principais desafios do professor de musicalização infantil durante a pandemia da COVID-19, e os objetivos específicos foram: conhecer os principais recursos tecnológicos utilizados para aulas online de musicalização infantil durante a pandemia, verificar o que mudou no planejamento pedagógico dos professores durante as aulas online e observar qual didática os professores desenvolveram para essas aulas online. Para ajudar no desenvolvimento desta pesquisa foi aplicado um questionário online com dez perguntas abertas sobre o tema em questão, o público alvo deste questionário foram os professores de musicalização infantil. Utilizamos a plataforma Google forms para realização deste questionário que foi enviado para um grupo de professores de São Luís -MA. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem caráter bibliográfico e qualitativo. As pesquisas foram realizadas a partir de vídeos e artigos da Abem. Diante dos dados obtidos através do questionário foi possível perceber que os planejamentos precisaram ser adaptados, percebeu-se também que os recursos tecnológicos foram fundamentais para a elaboração das aulas e que a didática favoreceu para um bom desenvolvimento do aluno.
Resumo: The general objective of this article was to analyze the main challenges faced by children's music teachers during the COVID-19 pandemic. The specific objectives were: to learn about the main technological resources used for online children's music classes during the pandemic, to verify what changed in teachers' pedagogical planning during online classes, and to observe the teaching methods teachers developed for these online classes. To help develop this research, an online questionnaire with ten open-ended questions on the topic in question was applied. The target audience for this questionnaire was children's music teachers. We used the Google Forms platform to conduct this questionnaire, which was sent to a group of teachers from São Luís, Maranhão. This Final Course Work has a bibliographic and qualitative nature. The research was conducted based on videos and articles from Abem. Based on the data obtained through the questionnaire, it was possible to see that the plans needed to be adapted. It was also noted that technological resources were fundamental for the preparation of the classes and that the teaching method favored the good development of the student.
Palavras-chave: Ensino online
Musicalização Infantil
Tecnologias digitais
Pandemia covid-19
Pesquisa bibliográfica e qualitativa
Inserção da Música na Educação Infantil
Música e a Criança
Os Benefícios da Música para o Desenvolvimento da Criança
Impacto da covid-19 na educação
Online teaching
Children's music
Digital technologies
Covid-19 pandemic
Bibliographic and qualitative research
Insertion of music in early childhood education
Music and children
The benefits of music for child development
Impact of covid-19 on education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - SARA ALINNE SILVA MESQUITA- CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA227.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.