Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMesquita, Sara Alinne Silva-
dc.date.accessioned2024-10-11T18:42:01Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2024-10-11T18:42:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMESQUITA, Sara Alinne Silva. Os desafios do professor de musicalização infantil durante a pandemia do Covid-19 . 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3236pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3236-
dc.description.abstractThe general objective of this article was to analyze the main challenges faced by children's music teachers during the COVID-19 pandemic. The specific objectives were: to learn about the main technological resources used for online children's music classes during the pandemic, to verify what changed in teachers' pedagogical planning during online classes, and to observe the teaching methods teachers developed for these online classes. To help develop this research, an online questionnaire with ten open-ended questions on the topic in question was applied. The target audience for this questionnaire was children's music teachers. We used the Google Forms platform to conduct this questionnaire, which was sent to a group of teachers from São Luís, Maranhão. This Final Course Work has a bibliographic and qualitative nature. The research was conducted based on videos and articles from Abem. Based on the data obtained through the questionnaire, it was possible to see that the plans needed to be adapted. It was also noted that technological resources were fundamental for the preparation of the classes and that the teaching method favored the good development of the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino onlinept_BR
dc.subjectMusicalização Infantilpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectPandemia covid-19pt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográfica e qualitativapt_BR
dc.subjectInserção da Música na Educação Infantilpt_BR
dc.subjectMúsica e a Criançapt_BR
dc.subjectOs Benefícios da Música para o Desenvolvimento da Criançapt_BR
dc.subjectImpacto da covid-19 na educaçãopt_BR
dc.subjectOnline teachingpt_BR
dc.subjectChildren's musicpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.subjectBibliographic and qualitative researchpt_BR
dc.subjectInsertion of music in early childhood educationpt_BR
dc.subjectMusic and childrenpt_BR
dc.subjectThe benefits of music for child developmentpt_BR
dc.subjectImpact of covid-19 on educationpt_BR
dc.titleOs desafios do professor de musicalização infantil durante a pandemia do Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe challenges faced by children's music teachers during the Covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMESQUITA, S. A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606315050504364pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Sérgio Ricardo Galvão de-
dc.contributor.referee2IDCARVALHO, S. R. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695009211067945pt_BR
dc.contributor.referee3Gusmão, Edilson Fonseca-
dc.contributor.referee3IDGUSMÃO, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404183322809990pt_BR
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo geral analisar quais foram os principais desafios do professor de musicalização infantil durante a pandemia da COVID-19, e os objetivos específicos foram: conhecer os principais recursos tecnológicos utilizados para aulas online de musicalização infantil durante a pandemia, verificar o que mudou no planejamento pedagógico dos professores durante as aulas online e observar qual didática os professores desenvolveram para essas aulas online. Para ajudar no desenvolvimento desta pesquisa foi aplicado um questionário online com dez perguntas abertas sobre o tema em questão, o público alvo deste questionário foram os professores de musicalização infantil. Utilizamos a plataforma Google forms para realização deste questionário que foi enviado para um grupo de professores de São Luís -MA. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem caráter bibliográfico e qualitativo. As pesquisas foram realizadas a partir de vídeos e artigos da Abem. Diante dos dados obtidos através do questionário foi possível perceber que os planejamentos precisaram ser adaptados, percebeu-se também que os recursos tecnológicos foram fundamentais para a elaboração das aulas e que a didática favoreceu para um bom desenvolvimento do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem, Tecnologia Educacional, Métodos e Técnicas de Ensino; Canto.pt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - SARA ALINNE SILVA MESQUITA- CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2020.pdfPDFA227.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.