Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3219
Título: A promoção da alfabetização científica e formação de sujeitos sensibilizadores e conscientes: a compostagem como recurso lúdico interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Promoting scientific literacy and training sensitizing and conscious subjects: composting as an interdisciplinary recreational resource
Autor(es): Reis, Débora Kely Ferreira
Orientador: Silva, Camila Carneiro da
Membro da Banca: Albuquerque, Jaqueline Nascimento de
Membro da Banca: Silva, Antônio José Miranda
Data do documento: 2024-08-19
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho visa identificar as diferentes percepções dos alunos da 2ª etapa, modalidade EJAI, de uma escola do município de Zé Doca, Maranhão sobre descarte de resíduos inorgânicos, no sentido de dialogar sobre a formação de sensibilidades da concepção de lixo e sensibilizar do descarte adequado de resíduos domésticos. A questão da promoção da Alfabetização Científica foi trabalhada enquanto perspectiva de formação. Adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, envolvendo, ainda, atividades práticas de compostagem. Os resultados evidenciaram benefícios significativos na aprendizagem dos alunos, incluindo uma maior compreensão dos conceitos científicos e ecológicos. A pesquisa contribui para fortalecer ainda mais o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras que integram ciência e sustentabilidade, mostrando o potencial da compostagem como mais uma possibilidade de ferramenta pedagógica
Resumo: The present work aims to identify the different perceptions of the students of the 2nd stage, EJAI modality, of a school in the municipality of Zé Doca, Maranhão about the disposal of inorganic waste, in order to dialogue about the formation of sensibilities in the conception of garbage and to sensitize the proper disposal of domestic waste. The issue of promoting Scientific Literacy was worked on as a training perspective. The qualitative research approach was adopted, using the case study method, also involving practical composting activities. The results showed significant benefits in student learning, including a greater understanding of scientific and ecological concepts. The research contributes to further strengthen the development of innovative educational practices that integrate science and sustainability, showing the potential of composting as another possibility of pedagogical tool
Palavras-chave: Alfabetização Científica
Sensibilização
Compostagem
EJAI
Educação Ambiental
Scientific Literacy
Awareness
Composting
EJAI
Environmental Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DÉBORA KELY FERREIRA REIS - UEMA ZÉ DOCA 2024.pdfPDF A3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.