Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Débora Kely Ferreira-
dc.date.accessioned2024-10-09T13:42:16Z-
dc.date.available2024-10-09-
dc.date.available2024-10-09T13:42:16Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationREIS, Débora Kely Ferreira . A promoção da alfabetização científica e formação de sujeitos sensibilizadores e conscientes. 2024. XXf. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Estudos Superiores de Zé Doca, Universidade Estadual do Maranhão, Zé Doca - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3219pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3219-
dc.description.abstractThe present work aims to identify the different perceptions of the students of the 2nd stage, EJAI modality, of a school in the municipality of Zé Doca, Maranhão about the disposal of inorganic waste, in order to dialogue about the formation of sensibilities in the conception of garbage and to sensitize the proper disposal of domestic waste. The issue of promoting Scientific Literacy was worked on as a training perspective. The qualitative research approach was adopted, using the case study method, also involving practical composting activities. The results showed significant benefits in student learning, including a greater understanding of scientific and ecological concepts. The research contributes to further strengthen the development of innovative educational practices that integrate science and sustainability, showing the potential of composting as another possibility of pedagogical toolpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectEJAIpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectScientific Literacypt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectCompostingpt_BR
dc.subjectEJAIpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.titleA promoção da alfabetização científica e formação de sujeitos sensibilizadores e conscientes: a compostagem como recurso lúdico interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativePromoting scientific literacy and training sensitizing and conscious subjects: composting as an interdisciplinary recreational resourcept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586955255272928pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Camila Carneiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8173580525925794pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Jaqueline Nascimento de-
dc.contributor.referee3Silva, Antônio José Miranda-
dc.description.resumoO presente trabalho visa identificar as diferentes percepções dos alunos da 2ª etapa, modalidade EJAI, de uma escola do município de Zé Doca, Maranhão sobre descarte de resíduos inorgânicos, no sentido de dialogar sobre a formação de sensibilidades da concepção de lixo e sensibilizar do descarte adequado de resíduos domésticos. A questão da promoção da Alfabetização Científica foi trabalhada enquanto perspectiva de formação. Adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, envolvendo, ainda, atividades práticas de compostagem. Os resultados evidenciaram benefícios significativos na aprendizagem dos alunos, incluindo uma maior compreensão dos conceitos científicos e ecológicos. A pesquisa contribui para fortalecer ainda mais o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras que integram ciência e sustentabilidade, mostrando o potencial da compostagem como mais uma possibilidade de ferramenta pedagógicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Zé Docapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DÉBORA KELY FERREIRA REIS - UEMA ZÉ DOCA 2024.pdfPDF A3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.