Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3219
Título: | A promoção da alfabetização científica e formação de sujeitos sensibilizadores e conscientes: a compostagem como recurso lúdico interdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Promoting scientific literacy and training sensitizing and conscious subjects: composting as an interdisciplinary recreational resource |
Autor(es): | Reis, Débora Kely Ferreira |
Orientador: | Silva, Camila Carneiro da |
Membro da Banca: | Albuquerque, Jaqueline Nascimento de |
Membro da Banca: | Silva, Antônio José Miranda |
Data do documento: | 2024-08-19 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho visa identificar as diferentes percepções dos alunos da 2ª etapa, modalidade EJAI, de uma escola do município de Zé Doca, Maranhão sobre descarte de resíduos inorgânicos, no sentido de dialogar sobre a formação de sensibilidades da concepção de lixo e sensibilizar do descarte adequado de resíduos domésticos. A questão da promoção da Alfabetização Científica foi trabalhada enquanto perspectiva de formação. Adotou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, envolvendo, ainda, atividades práticas de compostagem. Os resultados evidenciaram benefícios significativos na aprendizagem dos alunos, incluindo uma maior compreensão dos conceitos científicos e ecológicos. A pesquisa contribui para fortalecer ainda mais o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras que integram ciência e sustentabilidade, mostrando o potencial da compostagem como mais uma possibilidade de ferramenta pedagógica |
Resumo: | The present work aims to identify the different perceptions of the students of the 2nd stage, EJAI modality, of a school in the municipality of Zé Doca, Maranhão about the disposal of inorganic waste, in order to dialogue about the formation of sensibilities in the conception of garbage and to sensitize the proper disposal of domestic waste. The issue of promoting Scientific Literacy was worked on as a training perspective. The qualitative research approach was adopted, using the case study method, also involving practical composting activities. The results showed significant benefits in student learning, including a greater understanding of scientific and ecological concepts. The research contributes to further strengthen the development of innovative educational practices that integrate science and sustainability, showing the potential of composting as another possibility of pedagogical tool |
Palavras-chave: | Alfabetização Científica Sensibilização Compostagem EJAI Educação Ambiental Scientific Literacy Awareness Composting EJAI Environmental Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Zé Doca - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - DÉBORA KELY FERREIRA REIS - UEMA ZÉ DOCA 2024.pdf | PDF A | 3.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.