Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210
Título: O programa "Escola Digna" e o ensino com pesquisa: quais possibilidades para a superação da dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História
Autor(es): Rocha, Asieli Maria de Almeida
Orientador: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Silva, Fábio Henrique Monteiro
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2017-07-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho se insere no campo de estudos sobre o ensino de História, com ênfase no ensino com pesquisa no ensino de História da educação básica, de forma mais específica no ensino médio. Foi realizado um trabalho de campo em uma escola da rede estadual do Maranhão, onde procurei demonstrar a possibilidade de superação da ainda existente dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História, através da utilização da pesquisa em sala de aula. O recorte utilizado foi o período inicial do governo Flávio Dino (2015 – 2017), pois nesse período foi estabelecido a Macropolítica para a educação do estado através do programa “Escola Digna”, programa estruturado por eixos, onde um deles estimula a utilização da pesquisa dentro da sala de aula no ensino médio. Dessa forma, o objetivo foi verificar em que medida o programa “Escola Digna” contribui para mudar a realidade escolar nas aulas de História.
Resumo: The present work is part of the field of studies about teaching History, with emphasis on the use of research in the teaching of History area at basic education, more specifically in highschool. Fieldwork was carried out at a public high school of Maranhão's Government, where I tried to demonstrate the possibility of overcoming the still existing dichotomy between academic knowledge and school knowledge in the teaching of History through the use of research tools in the classroom. The timeframe of the survey was the initial period of the Flávio Dino government (2015-2017), since in this period the Macro-politics for the state education was established through the program "Escola Digna" (Dignified School), witch was structured by axes that stimulates the use of research inside the classroom at high school. Thus, the objective was to verify how the "Escola Digna" program contributes to change the school reality in History classes.
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino
Programa “Escola Digna”
Pesquisa
Governo Roseana Sarney
Governo Flávio Dino
C.E. M. Cidade Operária II
Educação no Maranhão
Proposta Educacional
Educação Básica
Rede Estadual
Teaching History
Teaching
"Dignified School" Program
Search
Roseana Sarney Government
Flávio Dino Government
Education in Maranhão
Educational Proposal
Basic Education
State Network
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ASIELI MARIA DE ALMEIDA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2017.pdfPDF401.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.