Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Asieli Maria de Almeida-
dc.date.accessioned2024-10-08T18:09:48Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-08T18:09:48Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.identifier.citationROCHA, Asieli Maria de Almeida. O programa "Escola Digna" e o ensino com pesquisa: quais possibilidades para a superação da dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História. 2017. 61f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210-
dc.description.abstractThe present work is part of the field of studies about teaching History, with emphasis on the use of research in the teaching of History area at basic education, more specifically in highschool. Fieldwork was carried out at a public high school of Maranhão's Government, where I tried to demonstrate the possibility of overcoming the still existing dichotomy between academic knowledge and school knowledge in the teaching of History through the use of research tools in the classroom. The timeframe of the survey was the initial period of the Flávio Dino government (2015-2017), since in this period the Macro-politics for the state education was established through the program "Escola Digna" (Dignified School), witch was structured by axes that stimulates the use of research inside the classroom at high school. Thus, the objective was to verify how the "Escola Digna" program contributes to change the school reality in History classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPrograma “Escola Digna”pt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectGoverno Roseana Sarneypt_BR
dc.subjectGoverno Flávio Dinopt_BR
dc.subjectC.E. M. Cidade Operária IIpt_BR
dc.subjectEducação no Maranhãopt_BR
dc.subjectProposta Educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRede Estadualpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject"Dignified School" Programpt_BR
dc.subjectSearchpt_BR
dc.subjectRoseana Sarney Governmentpt_BR
dc.subjectFlávio Dino Governmentpt_BR
dc.subjectEducation in Maranhãopt_BR
dc.subjectEducational Proposalpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectState Networkpt_BR
dc.titleO programa "Escola Digna" e o ensino com pesquisa: quais possibilidades para a superação da dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Fábio Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1IDSILVA, F. H. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6143561297090144pt_BR
dc.contributor.referee2Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee2IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no campo de estudos sobre o ensino de História, com ênfase no ensino com pesquisa no ensino de História da educação básica, de forma mais específica no ensino médio. Foi realizado um trabalho de campo em uma escola da rede estadual do Maranhão, onde procurei demonstrar a possibilidade de superação da ainda existente dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História, através da utilização da pesquisa em sala de aula. O recorte utilizado foi o período inicial do governo Flávio Dino (2015 – 2017), pois nesse período foi estabelecido a Macropolítica para a educação do estado através do programa “Escola Digna”, programa estruturado por eixos, onde um deles estimula a utilização da pesquisa dentro da sala de aula no ensino médio. Dessa forma, o objetivo foi verificar em que medida o programa “Escola Digna” contribui para mudar a realidade escolar nas aulas de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCiência Políticapt_BR
dc.subject.cnpqPolíticas Públicaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ASIELI MARIA DE ALMEIDA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2017.pdfPDF401.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.