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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Rocha, Asieli Maria de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-08T18:09:48Z | - |
dc.date.available | 2024-10-08 | - |
dc.date.available | 2024-10-08T18:09:48Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Asieli Maria de Almeida. O programa "Escola Digna" e o ensino com pesquisa: quais possibilidades para a superação da dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História. 2017. 61f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3210 | - |
dc.description.abstract | The present work is part of the field of studies about teaching History, with emphasis on the use of research in the teaching of History area at basic education, more specifically in highschool. Fieldwork was carried out at a public high school of Maranhão's Government, where I tried to demonstrate the possibility of overcoming the still existing dichotomy between academic knowledge and school knowledge in the teaching of History through the use of research tools in the classroom. The timeframe of the survey was the initial period of the Flávio Dino government (2015-2017), since in this period the Macro-politics for the state education was established through the program "Escola Digna" (Dignified School), witch was structured by axes that stimulates the use of research inside the classroom at high school. Thus, the objective was to verify how the "Escola Digna" program contributes to change the school reality in History classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa “Escola Digna” | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Governo Roseana Sarney | pt_BR |
dc.subject | Governo Flávio Dino | pt_BR |
dc.subject | C.E. M. Cidade Operária II | pt_BR |
dc.subject | Educação no Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Proposta Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Rede Estadual | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | "Dignified School" Program | pt_BR |
dc.subject | Search | pt_BR |
dc.subject | Roseana Sarney Government | pt_BR |
dc.subject | Flávio Dino Government | pt_BR |
dc.subject | Education in Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educational Proposal | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | State Network | pt_BR |
dc.title | O programa "Escola Digna" e o ensino com pesquisa: quais possibilidades para a superação da dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9590-8334 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | SANTOS, S. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057206547897855 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Fábio Henrique Monteiro | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, F. H. M. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6143561297090144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Camêlo, Júlia Constança Pereira | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3583-6866 | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | CAMÊLO, J. C. P. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8274892391684117 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se insere no campo de estudos sobre o ensino de História, com ênfase no ensino com pesquisa no ensino de História da educação básica, de forma mais específica no ensino médio. Foi realizado um trabalho de campo em uma escola da rede estadual do Maranhão, onde procurei demonstrar a possibilidade de superação da ainda existente dicotomia entre o saber acadêmico e o saber escolar no ensino de História, através da utilização da pesquisa em sala de aula. O recorte utilizado foi o período inicial do governo Flávio Dino (2015 – 2017), pois nesse período foi estabelecido a Macropolítica para a educação do estado através do programa “Escola Digna”, programa estruturado por eixos, onde um deles estimula a utilização da pesquisa dentro da sala de aula no ensino médio. Dessa forma, o objetivo foi verificar em que medida o programa “Escola Digna” contribui para mudar a realidade escolar nas aulas de História. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciência Política | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Políticas Públicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - ASIELI MARIA DE ALMEIDA ROCHA - HISTÓRIA UEMA 2017.pdf | 401.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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