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Título: O pape do professor como mediador no ensino da Língua Portuguesa para o aluno com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Título(s) alternativo(s): The role of the teacher as a mediator in teaching the Portuguese language to students with Autism Spectrum Disorder – ASD
Autor(es): Conceição, Marcos Vinicius Nascimento
Orientador: Santos, Katiana Oliveira dos
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo, abordando o papel do professor mediador no ensino da língua portuguesa para o aluno com transtorno do espectro autista – TEA. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a interação social das pessoas. Alunos com autismo muitas vezes apresentam dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa, o que exige uma abordagem diferenciada por parte dos professores. Nesse contexto, o papel do professor mediador é essencial para promover o ensino e a inclusão desses alunos, ajudandoos a alcançar seu potencial máximo no aprendizado da língua. O ensino da língua portuguesa para alunos com TEA apresenta desafios específicos, uma vez que esses alunos podem ter dificuldades na compreensão e expressão da linguagem. Nesse contexto, o papel do professor mediador é fundamental para proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo e efetivo. O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir o papel do professor mediador no ensino da língua portuguesa para alunos com TEA, bem como a importância da formação acadêmica e continuada dos professores e as estratégias facilitadoras no processo de aprendizagem. Assim sendo, o ensino da língua portuguesa para alunos com tal transtorno requer a atuação de um professor mediador que possua conhecimento sobre as características do transtorno e estratégias pedagógicas adaptadas. O professor mediador desempenha um papel crucial ao promover a inclusão e garantir o acesso efetivo ao aprendizado da língua portuguesa para esses alunos. É fundamental que o professor esteja preparado para adaptar o currículo, utilizar estratégias de mediação e contar com recursos adequados, visando ao desenvolvimento das habilidades linguísticas e à promoção do sucesso educacional. Portanto, o presente trabalho bibliográfico espera-se contribuir de maneira positiva para a inserção da inclusão e o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro autista- TEA
Resumo: This course completion work is a descriptive bibliographical research, addressing the role of the mediator teacher in teaching the Portuguese language to the student with autism spectrum disorder - TEA. Autism Spectrum Disorder (TEA) is a neurological condition that affects the development and social interaction of people. Students with autism often have difficulties in learning the Portuguese language, which requires a differentiated approach by teachers. In this context, the role of the mediating teacher is essential to promote the teaching and inclusion of these students, helping them to reach their maximum potential in language learning. Teaching Portuguese language to students with TEA presents specific challenges, since these students may have difficulties in understanding and expressing language. In this context, the role of the mediating teacher is fundamental to provide an inclusive and effective learning environment. The present work aims to analyze and discuss the role of the mediating teacher in teaching the Portuguese language to students with TEA, as well as the importance of academic and continuing teacher training and facilitating strategies in the learning process. Therefore, the teaching of the Portuguese language to students with such a disorder requires the performance of a mediating teacher who had knowledge about the characteristics of the disorder and adapted pedagogical strategies. The mediating teacher plays a crucial role in promoting inclusion and ensuring effective access to Portuguese language learning for these students. It is essential that the teacher is prepared to adapt the curriculum, use mediation strategies and have adequate resources, aiming at the development of language skills and the promotion of educational success. Therefore, this bibliographic work is expected to contribute positively to the insertion of inclusion and the full development of the learning of students with autism spectrum disorder - TEA
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista- TEA
Professor mediador
Língua Portuguesa
Inclusão
Formação acadêmica e continuada
Pedagógicas adaptadas
Autism spectrum disorder- TEA
Mediating teacher
Portuguese language
Inclusion
Academic and continuing training
Adapted pedagogies
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias

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