Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3115
Título: | Os portos e os nexo da economia política da cidade: o caso do Porto do Itaqui |
Título(s) alternativo(s): | Ports and the nexus of the city's political economy: the case of Porto do Itaqui |
Autor(es): | Pereira, Felipe Desiderio |
Orientador: | Terra, Ademir |
Membro da Banca: | Nobre, Carlos Eduardo |
Membro da Banca: | Reis, Rosalva de Jesus dos |
Data do documento: | 2023-01-13 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de pesquisa Os Portos e os nexos da economia política: O caso do Porto do Itaqui. Para execução da pesquisa tratamos sobre programas de investimentos no Porto de Itaqui, nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, além de investimentos em outros portos maranhenses. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar o sistema portuáriobrasileiro, considerando sua importância para a economia mundial e sua relação com as cidades segundo a distribuição e densidade técnica nas regiões do Brasil, com ênfase no porto do Itaqui, situado no município de São Luís, MA. A importância dos estudos sobre os portos se dá pelo fato de serem a porta de entrada e saída de capitais internacionais, visto que, o transporte marítimo, responsável por aproximadamente 90% do transporte internacional de cargas, estrutura esses dispositivos logísticos mundiais (MONIÉ, 2012). Partindo disso, procuramos compreender a função do Porto do Itaqui frente à divisão territorial e internacional do trabalho, bem como o seu papel desempenhado na economia espacial maranhense. Nesse trabalho, damos ênfase às propriedades do complexo portuário do Itaqui e aos investimentos no Porto, tanto os investimentos públicos, por meio do Estado, como os investimentos privados. Destacamos a relação da ampliação do Porto com o aumento da produtividade do agronegócio e do minério de Carajás. Apresentamos as mudanças na década de 1990 no sistema portuário brasileiro por meio de Leis que permitiram maior participação da iniciativa privada no sistema portuárias. Os Portos são objetos técnicos centrais na economia mundial e na configuração de fixos e fluxos regionais e globais |
Resumo: | In this work, we present the results of the research project entitled: The Ports and the nexuses of the political economy: The case of the Port of Itaqui. To carry out the research, we dealt with investment programs in the Port of Itaqui, in the Ponta da Espera and Cujupe terminals, as well as investments in other ports in Maranhão. Our research aims to analyze the Brazilian port system, considering its importance for the world economy and its relationship with cities according to the distribution and technical density in the regions of Brazil, with emphasis on the port of Itaqui, located in the municipality of São Luís, MA . The importance of studies on ports is due to the fact that they are the entry and exit doors for international capital, since maritime transport, responsible for approximately 90% of international cargo transport, structures these global logistical devices (MONIÉ, 2012 ). Based on this, we seek to understand the role of the Port of Itaqui in the face of the territorial and international division of labor, as well as its role in the spatial economy of Maranhão. In this work, we emphasize the properties of the port complex of Itaqui and investments in the Port, both public investments, through the State, and private investments. We highlight the relationship between the expansion of the Port and the increase in agribusiness and ore productivity in Carajás. We present the changes in the 1990s in the Brazilian port system through Laws that allowed greater participation of the private sector in the port system. Ports are central technical objects in the world economy and in the configuration of regional and global fixed and flows |
Palavras-chave: | Território Usado Economia Política do Território Pactos Federativos Porto do Itaqui São Luís; MA Terminal da Ponta da Espera Terminal do Cujupe Portos maranhenses Transporte marítimo Economia espacial Territory Used Political Economy of the Territory Federative Pacts Port of Itaqui Maranhão ports Sea transport Space economy |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- FELIPE DESIDÉRIO PEREIRA- GEOGRAFIA BACHARELADO-2023.pdf | PDF A | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.