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dc.creatorPereira, Felipe Desiderio-
dc.date.accessioned2024-09-20T22:36:29Z-
dc.date.available2024-09-20-
dc.date.available2024-09-20T22:36:29Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Felipe Desiderio. Os portos e os nexo da economia política da cidade: o caso do Porto do Itaqui. 2023. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2023. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3115pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3115-
dc.description.abstractIn this work, we present the results of the research project entitled: The Ports and the nexuses of the political economy: The case of the Port of Itaqui. To carry out the research, we dealt with investment programs in the Port of Itaqui, in the Ponta da Espera and Cujupe terminals, as well as investments in other ports in Maranhão. Our research aims to analyze the Brazilian port system, considering its importance for the world economy and its relationship with cities according to the distribution and technical density in the regions of Brazil, with emphasis on the port of Itaqui, located in the municipality of São Luís, MA . The importance of studies on ports is due to the fact that they are the entry and exit doors for international capital, since maritime transport, responsible for approximately 90% of international cargo transport, structures these global logistical devices (MONIÉ, 2012 ). Based on this, we seek to understand the role of the Port of Itaqui in the face of the territorial and international division of labor, as well as its role in the spatial economy of Maranhão. In this work, we emphasize the properties of the port complex of Itaqui and investments in the Port, both public investments, through the State, and private investments. We highlight the relationship between the expansion of the Port and the increase in agribusiness and ore productivity in Carajás. We present the changes in the 1990s in the Brazilian port system through Laws that allowed greater participation of the private sector in the port system. Ports are central technical objects in the world economy and in the configuration of regional and global fixed and flowspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTerritório Usadopt_BR
dc.subjectEconomia Política do Territóriopt_BR
dc.subjectPactos Federativospt_BR
dc.subjectPorto do Itaquipt_BR
dc.subjectSão Luís; MApt_BR
dc.subjectTerminal da Ponta da Esperapt_BR
dc.subjectTerminal do Cujupept_BR
dc.subjectPortos maranhensespt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectEconomia espacialpt_BR
dc.subjectTerritory Usedpt_BR
dc.subjectPolitical Economy of the Territorypt_BR
dc.subjectFederative Pactspt_BR
dc.subjectPort of Itaquipt_BR
dc.subjectMaranhão portspt_BR
dc.subjectSea transportpt_BR
dc.subjectSpace economypt_BR
dc.titleOs portos e os nexo da economia política da cidade: o caso do Porto do Itaquipt_BR
dc.title.alternativePorts and the nexus of the city's political economy: the case of Porto do Itaquipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982037091044688pt_BR
dc.contributor.advisor1Terra, Ademir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327812285370061pt_BR
dc.contributor.referee1Nobre, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613287041747787pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Rosalva de Jesus dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7026455927701085pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de pesquisa Os Portos e os nexos da economia política: O caso do Porto do Itaqui. Para execução da pesquisa tratamos sobre programas de investimentos no Porto de Itaqui, nos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, além de investimentos em outros portos maranhenses. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar o sistema portuáriobrasileiro, considerando sua importância para a economia mundial e sua relação com as cidades segundo a distribuição e densidade técnica nas regiões do Brasil, com ênfase no porto do Itaqui, situado no município de São Luís, MA. A importância dos estudos sobre os portos se dá pelo fato de serem a porta de entrada e saída de capitais internacionais, visto que, o transporte marítimo, responsável por aproximadamente 90% do transporte internacional de cargas, estrutura esses dispositivos logísticos mundiais (MONIÉ, 2012). Partindo disso, procuramos compreender a função do Porto do Itaqui frente à divisão territorial e internacional do trabalho, bem como o seu papel desempenhado na economia espacial maranhense. Nesse trabalho, damos ênfase às propriedades do complexo portuário do Itaqui e aos investimentos no Porto, tanto os investimentos públicos, por meio do Estado, como os investimentos privados. Destacamos a relação da ampliação do Porto com o aumento da produtividade do agronegócio e do minério de Carajás. Apresentamos as mudanças na década de 1990 no sistema portuário brasileiro por meio de Leis que permitiram maior participação da iniciativa privada no sistema portuárias. Os Portos são objetos técnicos centrais na economia mundial e na configuração de fixos e fluxos regionais e globaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA, CIÊNCIAS HUMANASpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

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