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Título: Aplicação da metodologia best-worst scalling para avaliação dos subsistemas viário e de drenagem pluvial no centro da cidade de Paulo Ramos - MA
Título(s) alternativo(s): Application of the best-worst scaling methodology to evaluate the road and storm drainage subsystems in the city center of Paulo Ramos - MA
Autor(es): Fontinele, Jaíne Freire
Orientador: Sandes Filho, Cimark Guimarães
Membro da Banca: Saraiva, Igor Borges Cipriano
Membro da Banca: Lobo, Nádia Isabelly Mesquita
Data do documento: 2024-08-06
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a aplicação da metodologia Best-Worst Scalling para avaliação dos subsistemas viário e de drenagem pluvial no centro da cidade de Paulo Ramos – MA. Apesar dos vários tipos de subsistemas presentes na infraestrutura urbana, os subsistemas viário e de drenagem pluvial foram o foco desta pesquisa, pois possuem grandes influência no município de Paulo Ramos – MA, uma vez que há várias vias mal conservadas, falta de sinalização e de infraestrutura para gestão de estacionamentos, impermeabilização do solo, inundações e alagamentos no centro da cidade e manutenção escassa dos elementos de drenagem. O objetivo deste estudo é identificar e analisar os principais fatores que impossibilitam o bom funcionamento dos subsistemas viário e de drenagem urbana no centro da cidade de Paulo Ramos – MA, examinando os fatores ineficientes destes subsistemas no centro da cidade e relacionando seus impactos à qualidade de vida da população. Para tanto, houve a aplicação de um questionário virtual disponibilizado via link aos moradores de Paulo Ramos – MA e foi realizado alguns registros fotográficos relacionados à abrangência dos fatores. Para a análise dos dados obtidos foi utilizado a metodologia Best-Worst Scalling, que classifica os atributos como “melhor”, “pior” ou nenhum dos dois, conforme as percepções do moradores Pauloramenses. Os resultados revelaram que o perfil dos respondentes pode influenciar em suas percepções, além disso, os indicadores “Estado geral das vias” e a “Acessibilidade para pedestres” foram percebidos como os mais importantes no subsistema viário; a “Capacidade de escoamento de águas pluviais” e a “Presença de sujeira nas ruas” no subsistema de drenagem pluvial; e, tratando-se da qualidade de vida no centro da cidade, os indicadores mais influentes foram “Sinalização de trânsito” e “Coleta de resíduos urbanos”. Diante dos resultados, podemos concluir que todos os indicadores têm certa relevância, de maior ou menor influência, para a eficiência dos subsistemas viário e de drenagem pluvial assim como para a qualidade de vida da população. Vale destacar ainda que a metodologia aplicada é de fácil utilização e pode ser benéfica para várias outras situações.
Resumo: This paper presents an approach on the application of the Best-Worst Scaling methodology to evaluate the road and storm drainage subsystems in the city's downtown of Paulo Ramos - MA. Despite the various types of subsystems present in the urban infrastructure, the road and storm drainage subsystems were the focus of this research, as they have a great influence in the municipality of Paulo Ramos - MA, since there are several poorly maintained roads, lack of signage and infrastructure for parking management, soil impermeability, flooding and waterlogging in the city's downtown and poor maintenance of drainage elements. The objective of this study is to identify and analyze the main factors that prevent the proper functioning of the road and storm urban drainage subsystems in the city's downtown of Paulo Ramos - MA, examining the inefficient factors of these subsystems in the city's downtown and relating their impacts to the quality of life of the population. To this end, a virtual questionnaire was applied and made available via a link to the residents of Paulo Ramos, MA, and some photographs were taken regarding the scope of the factors. The Best-Worst Scaling methodology was used to analyze the data obtained, which classifies the attributes as “best”, “worst” or neither, according to the perceptions of the residents of Paulo Ramos. The results revealed that the profile of the interviewees can influence how they are perceived, in addition to that, the indicators “General condition of the roads” and “Accessibility for pedestrians” were perceived as the most important in the road subsystem; “Rainwater drainage capacity” and “Presence of garbage on the streets” in the storm drainage subsystem; and, regarding the quality of life in the city's downtown, the most influential indicators were “Traffic signs” and “Urban waste collection”. Given the results, we can conclude that all indicators have some relevance, of greater or lesser influence, for the efficiency of the road and storm drainage subsystems, as well as for the quality of life of the population. It is also worth noting that the methodology applied is easy to use and can be beneficial for several other situations.
Palavras-chave: Subsistemas viários
Drenagem urbana
Best-Worst Scaling
Subsistemas viário
Infraestrutura
Engenharia Civil
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CESB UEMA - Monografias

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