Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Ribeiro de; França, Rogério Cruz; Sousa, Simione Lima-
dc.date.accessioned2024-06-17T18:38:24Z-
dc.date.available2024-02-17-
dc.date.available2024-06-17T18:38:24Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Ribeiro de. As principais ferramentas tecnológicas utilizadas pela professora de matemática para o nivelamento do ensino-aprendizagem de alunos do 9° ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MA. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773-
dc.description.abstractThe present study aims to diagnose and propose the use of technological tools to improve the teaching and learning of 9th-grade students at U.E.F. Frei Solano in Bacabal- MA, with a focus on the subject of Mathematics. The objective is to address the issues found in public schools, where many students leave primary education with little to no knowledge of basic mathematics, often due to the stigma that the subject is difficult, which demotivates the students. The main advantages of using technology in the classroom are interactive resources. visualization and manipulation of concepts, immediate feedback, and individualized learning. Technological tools play an important role in problem-solving and creation, promoting a more comprehensive learning experience through interaction between students and teachers. The study sought relevant information about the use of technological tools in the classroom through bibliographic research. The research approach used was descriptive and exploratory in nature, with an emphasis on a quantitative perspective. The study involved the participation of 44 9th-grade students and one Mathematics teacher. Questionnaires were employed as data collection instruments. Data analysis was conducted using the Excel software (Office 2016). The results suggest that the availability of technological tools in the classroom can be important factors that facilitate knowledge and teaching-learning processes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectNivelamentopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectRecursos interativospt_BR
dc.subjectInteração aluno-professorpt_BR
dc.subjectIndividualização do aprendizadopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTechnological toolspt_BR
dc.subjectLevelingpt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.subjectInteractive resourcespt_BR
dc.subjectStudent-teacher interactionpt_BR
dc.subjectIndividualization of learningpt_BR
dc.titleAs principais ferramentas tecnológicas utilizadas pela professora de matemática para o nivelamento do ensino-aprendizagem de alunos do 9° ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MApt_BR
dc.title.alternativeThe main technological tools used by the mathematics teacher to level the teaching-learning of 9th grade students at U.E.F. Frei Solano in Bacabal - MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID9462092150645520pt_BR
dc.creator.IDOLIVEIRA, R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9462092150645520pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.contributor.advisor1ID8720405748367232pt_BR
dc.contributor.advisor1IDROCHA, L. P. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8720405748367232pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Luiz Paulo Brito-
dc.description.resumoO presente estudo busca diagnosticar e propor o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MA, com foco na disciplina de Matemática. O objetivo é abordar a problemática encontrada nas escolas públicas, em que muitos alunos saem do ensino fundamental com pouco ou nenhum conhecimento de matemática básica, muitas vezes devido ao estigma de que a disciplina é dificil, o que desmotiva os alunos. As principais vantagens do uso de tecnologias em sala são recursos interativos, visualização e manipulação de conceitos, feedback imediato e individualização do aprendizado. As ferramentas tecnológicas desempenham um papel importante na resolução e criação de problemas, promovendo uma aprendizagem mais abrangente por meio da interação entre alunos e professores. O estudo buscou informações relevantes sobre o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula, através de pesquisa bibliográfica. A abordagem utilizada na pesquisa foi de natureza descritiva e exploratória, com ênfase em uma perspectiva quantitativa. O estudo contou com a participação de 44 alunos do 9° ano e 1 professora que leciona Matemática. Foram empregados questionários como instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada utilizando o software Excel (Office 2016). Os resultados sugerem que a disposição de ferramentas tecnológicas em sala podem ser fatores importantes que favorecem o conhecimento e o ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAEL RIBEIRO DE OLIVEIRA - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF- A19.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.