Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Rafael Ribeiro de; França, Rogério Cruz; Sousa, Simione Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T18:38:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-17 | - |
dc.date.available | 2024-06-17T18:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rafael Ribeiro de. As principais ferramentas tecnológicas utilizadas pela professora de matemática para o nivelamento do ensino-aprendizagem de alunos do 9° ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MA. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2773 | - |
dc.description.abstract | The present study aims to diagnose and propose the use of technological tools to improve the teaching and learning of 9th-grade students at U.E.F. Frei Solano in Bacabal- MA, with a focus on the subject of Mathematics. The objective is to address the issues found in public schools, where many students leave primary education with little to no knowledge of basic mathematics, often due to the stigma that the subject is difficult, which demotivates the students. The main advantages of using technology in the classroom are interactive resources. visualization and manipulation of concepts, immediate feedback, and individualized learning. Technological tools play an important role in problem-solving and creation, promoting a more comprehensive learning experience through interaction between students and teachers. The study sought relevant information about the use of technological tools in the classroom through bibliographic research. The research approach used was descriptive and exploratory in nature, with an emphasis on a quantitative perspective. The study involved the participation of 44 9th-grade students and one Mathematics teacher. Questionnaires were employed as data collection instruments. Data analysis was conducted using the Excel software (Office 2016). The results suggest that the availability of technological tools in the classroom can be important factors that facilitate knowledge and teaching-learning processes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Nivelamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Recursos interativos | pt_BR |
dc.subject | Interação aluno-professor | pt_BR |
dc.subject | Individualização do aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Technological tools | pt_BR |
dc.subject | Leveling | pt_BR |
dc.subject | Teaching-Learning | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Interactive resources | pt_BR |
dc.subject | Student-teacher interaction | pt_BR |
dc.subject | Individualization of learning | pt_BR |
dc.title | As principais ferramentas tecnológicas utilizadas pela professora de matemática para o nivelamento do ensino-aprendizagem de alunos do 9° ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MA | pt_BR |
dc.title.alternative | The main technological tools used by the mathematics teacher to level the teaching-learning of 9th grade students at U.E.F. Frei Solano in Bacabal - MA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | 9462092150645520 | pt_BR |
dc.creator.ID | OLIVEIRA, R. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9462092150645520 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Luiz Paulo Brito | - |
dc.contributor.advisor1ID | 8720405748367232 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | ROCHA, L. P. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8720405748367232 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Luiz Paulo Brito | - |
dc.description.resumo | O presente estudo busca diagnosticar e propor o uso de ferramentas tecnológicas para melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos do 9º ano na U.E.F. Frei Solano em Bacabal - MA, com foco na disciplina de Matemática. O objetivo é abordar a problemática encontrada nas escolas públicas, em que muitos alunos saem do ensino fundamental com pouco ou nenhum conhecimento de matemática básica, muitas vezes devido ao estigma de que a disciplina é dificil, o que desmotiva os alunos. As principais vantagens do uso de tecnologias em sala são recursos interativos, visualização e manipulação de conceitos, feedback imediato e individualização do aprendizado. As ferramentas tecnológicas desempenham um papel importante na resolução e criação de problemas, promovendo uma aprendizagem mais abrangente por meio da interação entre alunos e professores. O estudo buscou informações relevantes sobre o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula, através de pesquisa bibliográfica. A abordagem utilizada na pesquisa foi de natureza descritiva e exploratória, com ênfase em uma perspectiva quantitativa. O estudo contou com a participação de 44 alunos do 9° ano e 1 professora que leciona Matemática. Foram empregados questionários como instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada utilizando o software Excel (Office 2016). Os resultados sugerem que a disposição de ferramentas tecnológicas em sala podem ser fatores importantes que favorecem o conhecimento e o ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Bacabal | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática Licenciatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - RAFAEL RIBEIRO DE OLIVEIRA - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdf | PDF- A | 19.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.