Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2765
Título: Entre primos e compostos: Um estudo sobre abordagem do teorema fundamental da aritmética no 6º ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Between primes and composites: A study on the approach to the fundamental theorem of arithmetic in the 6th year of elementary school
Autor(es): Araújo, André da Silva
Orientador: Silva, Vilmar Martins da
Membro da Banca: Dualibe, Fabiano Brito
Membro da Banca: Sampaio, Caio Renan Damasceno
Membro da Banca: Silva, Vilmar Martins da
Data do documento: 2024-02-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Neste trabalho, apresentamos discussões sobre as principais definições e propriedades relacionadas a alguns conceitos da aritmética básica, como os números primos e compostos, que nos levam ao Teorema Fundamental da Aritmética (TFA): múltiplo, divisor, números primos e compostos e decomposição em fatores primos. Nosso objetivo foi abordar o estudo do TFA e dos conceitos-chave associados a ele, com um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizou como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1983, 2001) e as ideias de Barbosa (2015), Carvalho (2015), Costa (2015), Alencar Filho (1981), Hefez (2016), Krerley e Adán (2012), França (2019) e Santos (2009), além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será considerada para a aprendizagem dos conceitos relacionados à Teoria Elementar dos Números, sendo o TFA parte fundamental deste processo. Buscamos apresentar os números primos, analisar sua história e os resultados obtidos por matemáticos ao longo do tempo, além de explorar curiosidades e aplicações em diferentes contextos. O trabalho consistirá em uma pesquisa qualitativa sobre o ensino de números primos no Ensino Básico. Durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, analisaremos as abordagens desse tema por meio de pesquisas e estudos disponíveis sobre o assunto. No fechamento do estudo, são apresentadas as considerações finais cujo foco mostra que os a importância do estudo sobre TFA e suas aplicações ao longo da Educação Básica.
Resumo: In this work, we present discussions on the main definitions and properties related to some basic arithmetic concepts, such as prime and composite numbers, which lead us to the Fundamental Theorem of Arithmetic (TFA): multiple, divisor, prime and composite numbers and decomposition into factors cousins. Our objective was to approach the study of TFA and the key concepts associated with it, with a group of students in the 6th year of Elementary School. The research used as a theoretical basis Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields (1983, 2001) and the ideas of Barbosa (2015), Carvalho (2015), Costa (2015), Alencar Filho (1981), Hefez (2016), Krerley and Adán (2012), França (2019) and Santos (2009), furthermore, the National Common Curricular Base (BNCC) will be considered for learning concepts related to Elementary Number Theory, with TFA being a fundamental part of this process. We seek to present prime numbers, analyze their history and the results obtained by mathematicians over time, in addition to exploring curiosities and applications in different contexts. The work will consist of qualitative research on the teaching of prime numbers in Basic Education. During the development of the course conclusion work, we will analyze the approaches to this topic through research and studies available on the subject. At the end of the study, final considerations are presented whose focus shows that the importance of studying TFA and its applications throughout Basic Education.
Palavras-chave: Números primos e compostos
Números primos e compostos
Aritmética básica
Teoria dos Campos
Conceituais de Vergnaud
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Básico
Pesquisa qualitativa
Prime and composite numbers
Prime and composite numbers
Basic arithmetic
Field theory
Vergnaud's conceptual fields
National Common Curricular Base
Basic education
Qualitative research
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF-A474.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.