Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, André da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-14T20:23:17Z-
dc.date.available2024-06-14-
dc.date.available2024-06-14T20:23:17Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, André da Silva. Entre primos e compostos: Um estudo sobre abordagem do teorema fundamental da aritmética no 6º ano do Ensino Fundamental. 2024. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Matemática) - Centro de Estudos Superiores de Bacabal, Universidade Estadual do Maranhão, Bacabal - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2765pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2765-
dc.description.abstractIn this work, we present discussions on the main definitions and properties related to some basic arithmetic concepts, such as prime and composite numbers, which lead us to the Fundamental Theorem of Arithmetic (TFA): multiple, divisor, prime and composite numbers and decomposition into factors cousins. Our objective was to approach the study of TFA and the key concepts associated with it, with a group of students in the 6th year of Elementary School. The research used as a theoretical basis Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields (1983, 2001) and the ideas of Barbosa (2015), Carvalho (2015), Costa (2015), Alencar Filho (1981), Hefez (2016), Krerley and Adán (2012), França (2019) and Santos (2009), furthermore, the National Common Curricular Base (BNCC) will be considered for learning concepts related to Elementary Number Theory, with TFA being a fundamental part of this process. We seek to present prime numbers, analyze their history and the results obtained by mathematicians over time, in addition to exploring curiosities and applications in different contexts. The work will consist of qualitative research on the teaching of prime numbers in Basic Education. During the development of the course conclusion work, we will analyze the approaches to this topic through research and studies available on the subject. At the end of the study, final considerations are presented whose focus shows that the importance of studying TFA and its applications throughout Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmeros primos e compostospt_BR
dc.subjectNúmeros primos e compostospt_BR
dc.subjectAritmética básicapt_BR
dc.subjectTeoria dos Campospt_BR
dc.subjectConceituais de Vergnaudpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectPrime and composite numberspt_BR
dc.subjectPrime and composite numberspt_BR
dc.subjectBasic arithmeticpt_BR
dc.subjectField theorypt_BR
dc.subjectVergnaud's conceptual fieldspt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.titleEntre primos e compostos: Um estudo sobre abordagem do teorema fundamental da aritmética no 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBetween primes and composites: A study on the approach to the fundamental theorem of arithmetic in the 6th year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID9625724946564360pt_BR
dc.creator.IDARAÚJO, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625724946564360pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Vilmar Martins da-
dc.contributor.advisor1ID4906541285596138pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSILVA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906541285596138pt_BR
dc.contributor.referee1Dualibe, Fabiano Brito-
dc.contributor.referee2Sampaio, Caio Renan Damasceno-
dc.contributor.referee3Silva, Vilmar Martins da-
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos discussões sobre as principais definições e propriedades relacionadas a alguns conceitos da aritmética básica, como os números primos e compostos, que nos levam ao Teorema Fundamental da Aritmética (TFA): múltiplo, divisor, números primos e compostos e decomposição em fatores primos. Nosso objetivo foi abordar o estudo do TFA e dos conceitos-chave associados a ele, com um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa utilizou como base teórica a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1983, 2001) e as ideias de Barbosa (2015), Carvalho (2015), Costa (2015), Alencar Filho (1981), Hefez (2016), Krerley e Adán (2012), França (2019) e Santos (2009), além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será considerada para a aprendizagem dos conceitos relacionados à Teoria Elementar dos Números, sendo o TFA parte fundamental deste processo. Buscamos apresentar os números primos, analisar sua história e os resultados obtidos por matemáticos ao longo do tempo, além de explorar curiosidades e aplicações em diferentes contextos. O trabalho consistirá em uma pesquisa qualitativa sobre o ensino de números primos no Ensino Básico. Durante o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, analisaremos as abordagens desse tema por meio de pesquisas e estudos disponíveis sobre o assunto. No fechamento do estudo, são apresentadas as considerações finais cujo foco mostra que os a importância do estudo sobre TFA e suas aplicações ao longo da Educação Básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bacabalpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemática Licenciaturapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CESB UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANDRÉ DA SILVA ARAÚJO - MATEMÁTICA LICENCIATURA - CESB UEMA - 2024.pdfPDF-A474.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.