Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2741
Título: Estranhando o currículo: análise das questões de gênero em projetos pedagógicos dos cursos da Universidade Estadual do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Making the curriculum strange: analysis of gender issues in projects pedagogical courses at the State University of Maranhão
Autor(es): Santos Neto, Ricardo da Silva
Orientador: Ribeiro, Jakson Santos
Membro da Banca: Cirino, Raíssa Gabrielle Vieira
Membro da Banca: Sampaio, Fernando da Silva
Data do documento: 2023-07-13
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho analisa os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão, com foco nas áreas da saúde, ciências biológicas, ciências humanas, ciências sociais pura e aplicadas e educação. O objetivo é compreender como a educação superior aborda temas como gênero e sexualidade nos currículos, principalmente por se tratar de elementos relevantes para formação de profissionais críticos e reflexivos sobre as diferenças, haja vista a necessidade de abordagem transversal do tema nas diversas áreas do conhecimento. A pesquisa parte da ideia de estranhar o currículo, entendendo a educação como um processo inacabado e em constante mudança. A metodologia utilizada foi a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos selecionados. Os resultados apontam para uma apatia dos currículos ao abordar questões de gênero e sexualidade, inscrevendo os no campo da Biologia, sem ir para além de uma visão binária sobre os corpos.
Resumo: This study analyzes the pedagogical projects of undergraduate courses at the Universidade Estadual do Maranhão, focusing on the areas of health, biological sciences, humanities, pure and applied social sciences, and education. The objective is to understand how higher education addresses topics such as gender and sexuality in the curriculum, because they are relevant elements for the formation of critical and reflective professionals regarding differences, in view of the need for a transversal approach to the theme in the various areas of knowledge. The research starts from the idea of questioning the curriculum, understanding education as an unfinished and constantly changing process. The methodology used was the documental analysis of the selected courses' pedagogical projects. The results indicate an apathy of the curriculum in addressing gender and sexuality issues, placing them within the field of Biology, without going beyond a binary view of bodies.
Palavras-chave: Currículo
Gênero
Sexualidade
Educação superior
Teoria Queer
Projeto pedagógico de curso
Universidade Estadual do Maranhão
Curriculum
Gender
Sexuality
College Education.
Queer Theory
Course pedagogical project
State University of Maranhão
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RICARDO DA SILVA SANTOS NETO - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdfPDF - A840.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.