Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neto, Ricardo da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-11T12:40:52Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T12:40:52Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Ricardo da Silva. Estranhando o currículo: análise das questões de gênero em projetos pedagógicos dos cursos da Universidade Estadual do Maranhão. 2023. 66f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2741pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2741-
dc.description.abstractThis study analyzes the pedagogical projects of undergraduate courses at the Universidade Estadual do Maranhão, focusing on the areas of health, biological sciences, humanities, pure and applied social sciences, and education. The objective is to understand how higher education addresses topics such as gender and sexuality in the curriculum, because they are relevant elements for the formation of critical and reflective professionals regarding differences, in view of the need for a transversal approach to the theme in the various areas of knowledge. The research starts from the idea of questioning the curriculum, understanding education as an unfinished and constantly changing process. The methodology used was the documental analysis of the selected courses' pedagogical projects. The results indicate an apathy of the curriculum in addressing gender and sexuality issues, placing them within the field of Biology, without going beyond a binary view of bodies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectTeoria Queerpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectCollege Education.pt_BR
dc.subjectQueer Theorypt_BR
dc.subjectCourse pedagogical projectpt_BR
dc.subjectState University of Maranhãopt_BR
dc.titleEstranhando o currículo: análise das questões de gênero em projetos pedagógicos dos cursos da Universidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeMaking the curriculum strange: analysis of gender issues in projects pedagogical courses at the State University of Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS NETO, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000540997656549pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Jakson Santos-
dc.contributor.advisor1IDRIBEIRO, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7064-2848pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062810657432335pt_BR
dc.contributor.referee1Cirino, Raíssa Gabrielle Vieira-
dc.contributor.referee1IDCIRINO, R. G. V.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9924974769240080pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Fernando da Silva-
dc.contributor.referee2IDSAMPAIO, F. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0443586146947191pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os projetos pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Maranhão, com foco nas áreas da saúde, ciências biológicas, ciências humanas, ciências sociais pura e aplicadas e educação. O objetivo é compreender como a educação superior aborda temas como gênero e sexualidade nos currículos, principalmente por se tratar de elementos relevantes para formação de profissionais críticos e reflexivos sobre as diferenças, haja vista a necessidade de abordagem transversal do tema nas diversas áreas do conhecimento. A pesquisa parte da ideia de estranhar o currículo, entendendo a educação como um processo inacabado e em constante mudança. A metodologia utilizada foi a análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos selecionados. Os resultados apontam para uma apatia dos currículos ao abordar questões de gênero e sexualidade, inscrevendo os no campo da Biologia, sem ir para além de uma visão binária sobre os corpos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCurrículopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RICARDO DA SILVA SANTOS NETO - HISTÓRIA SÃO LUÍS UEMA 2023.pdfPDF - A840.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.