Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2718
Título: Racismo linguístico: uma análise de termos racistas presentes no cotidiano escolar dos alunos do 1⁰ ano do ensino médio da Escola Professor João Pedro Freitas da Silva em Barra do Corda (MA)
Título(s) alternativo(s): Linguistic racism: an analysis of racist terms present in school routine of students in the 1st year of high school at Escola Professor João Pedro Freitas da Silva in Barra do Corda (MA)
Autor(es): Melo, Francisco das Chagas Pereira de
Magalhães, Vânha Aquino
Carvalho, Vitória Catharina Azevedo de
Orientador: Oliveira, Jhussyenna Reis de
Membro da Banca: Cunha, Adervania Cabral
Membro da Banca: Andrade, Daria Glaucia Paiva
Data do documento: 2023-12-16
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo tem por objetivo propor uma reflexão crítica sobre o racismo a partir da análise linguística de termos presentes no cotidiano escolar. Essa investigação foi desenvolvida em turmas de 1⁰ ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Professor João Pedro Freitas da Silva, localizado em Barra do Corda - MA. A metodologia desta pesquisa incluiu as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, diagnóstico na escola, elaboração e aplicação de um projeto de prática pedagógica, entrevistas prévias e entrevistas pós-projeto. A teoria linguística que dá base para a análise é a Semântica Lexical, uma vez que ele aborda conceitos pertinentes ao estudo dos significados e relações de sentido a partir do léxico. Entre os autores que integram o nosso referencial teórico destacam-se Nascimento (2019), Cançado (2013) e Alves (2012). Foi detectado a presença de termos racistas/violentos no âmbito de ensino, em que se constatou também que estes discentes não tinham noção sobre o real valor destes vocábulos. Portanto, ensinar o valor semântico dos léxicos auxilia na reflexão crítica dos participantes de forma significativa
Resumo: The present study aims to propose a critical reflection on racism based on the linguistic analysis of terms commonly used in everyday school life. This investigation was conducted in 1st-year classes of High School at the Professor João Pedro Freitas da Silva Teaching Center, located in Barra do Corda - MA. The methodology of this research included the following actions: bibliographical research, a school diagnosis, development, and implementation of a pedagogical practice project, pre-project interviews, and post-project interviews. The linguistic theory that underlies the analysis is Lexical Semantics, as it addresses concepts relevant to the study of meanings and sense relations based on the lexicon. Among the authors integrated into our theoretical framework, notable figures are Nascimento (2019), Cançado (2013), and Alves (2012). The presence of racist/violent terms in the educational context was detected, and it was also found that these students had no awareness of the real value of these words. Therefore, teaching the semantic value of lexicons significantly aids in the critical reflection of the participants
Palavras-chave: Ensino
Racismo linguístico
Violência simbólica
Semântica lexical
Ensino Professor João Pedro Freitas da Silva
Ensino médio
Education
Linguistic racism
Symbolic violence
Lexical semantics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MELO, F. C. P.; MAGALHÃES, V. A.; CARVALHO, V. C. A. LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2023.pdfPDF - A7.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.