Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2718
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Francisco das Chagas Pereira de-
dc.creatorMagalhães, Vânha Aquino-
dc.creatorCarvalho, Vitória Catharina Azevedo de-
dc.date.accessioned2024-06-06T19:05:09Z-
dc.date.available2024-06-06-
dc.date.available2024-06-06T19:05:09Z-
dc.date.issued2023-12-16-
dc.identifier.citationMELO, Francisco das Chagas Pereira de; MAGALHÃES, Vânha Aquino; CARVALHO, Vitória Catharina Azevedo de. Racismo linguístico: uma análise de termos racistas presentes no cotidiano escolar dos alunos do 1⁰ ano do ensino médio da Escola Professor João Pedro Freitas da Silva em Barra do Corda (MA). 2023. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda, Universidade Estadual do Maranhão, Barra do Corda, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2718pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2718-
dc.description.abstractThe present study aims to propose a critical reflection on racism based on the linguistic analysis of terms commonly used in everyday school life. This investigation was conducted in 1st-year classes of High School at the Professor João Pedro Freitas da Silva Teaching Center, located in Barra do Corda - MA. The methodology of this research included the following actions: bibliographical research, a school diagnosis, development, and implementation of a pedagogical practice project, pre-project interviews, and post-project interviews. The linguistic theory that underlies the analysis is Lexical Semantics, as it addresses concepts relevant to the study of meanings and sense relations based on the lexicon. Among the authors integrated into our theoretical framework, notable figures are Nascimento (2019), Cançado (2013), and Alves (2012). The presence of racist/violent terms in the educational context was detected, and it was also found that these students had no awareness of the real value of these words. Therefore, teaching the semantic value of lexicons significantly aids in the critical reflection of the participantspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRacismo linguísticopt_BR
dc.subjectViolência simbólicapt_BR
dc.subjectSemântica lexicalpt_BR
dc.subjectEnsino Professor João Pedro Freitas da Silvapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLinguistic racismpt_BR
dc.subjectSymbolic violencept_BR
dc.subjectLexical semanticspt_BR
dc.titleRacismo linguístico: uma análise de termos racistas presentes no cotidiano escolar dos alunos do 1⁰ ano do ensino médio da Escola Professor João Pedro Freitas da Silva em Barra do Corda (MA)pt_BR
dc.title.alternativeLinguistic racism: an analysis of racist terms present in school routine of students in the 1st year of high school at Escola Professor João Pedro Freitas da Silva in Barra do Corda (MA)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1881638967999514pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jhussyenna Reis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041693018091456pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Adervania Cabral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682343953058279pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Daria Glaucia Paiva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4756455483926253pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo propor uma reflexão crítica sobre o racismo a partir da análise linguística de termos presentes no cotidiano escolar. Essa investigação foi desenvolvida em turmas de 1⁰ ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Professor João Pedro Freitas da Silva, localizado em Barra do Corda - MA. A metodologia desta pesquisa incluiu as seguintes ações: pesquisa bibliográfica, diagnóstico na escola, elaboração e aplicação de um projeto de prática pedagógica, entrevistas prévias e entrevistas pós-projeto. A teoria linguística que dá base para a análise é a Semântica Lexical, uma vez que ele aborda conceitos pertinentes ao estudo dos significados e relações de sentido a partir do léxico. Entre os autores que integram o nosso referencial teórico destacam-se Nascimento (2019), Cançado (2013) e Alves (2012). Foi detectado a presença de termos racistas/violentos no âmbito de ensino, em que se constatou também que estes discentes não tinham noção sobre o real valor destes vocábulos. Portanto, ensinar o valor semântico dos léxicos auxilia na reflexão crítica dos participantes de forma significativapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Barra do Cordapt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Barra do Corda - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MELO, F. C. P.; MAGALHÃES, V. A.; CARVALHO, V. C. A. LETRAS LICENCIATURA - BARRA DO CORDA UEMA 2023.pdfPDF - A7.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.