Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2690
Título: | A relação literatura e cinema com a adaptação de dez coisas que eu odeio em você, como cena fílmica e como consciência literária, para alunos do Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | The relationship between literature and cinema with the adaptation of ten things I I hate you, as a filmic scene and as a literary conscience, for students from highschool |
Autor(es): | Almeida, Vanessa Nascimento |
Orientador: | Silva Neto, Antonio Cirílio da |
Membro da Banca: | Cunha, Robson Macêdo |
Data do documento: | 2024-02-09 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O objetivo deste trabalho de conclusão do curso foi investigar a relação entre literatura e cinema através da adaptação de "10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ", tanto como cena fílmica quanto como experiência literária para os alunos do 3º ano do ensino médio. A aplicação do projeto ocorreu na escola Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, em Santa Inês, MA. Para embasar teoricamente este trabalho, foram utilizados autores como Bernardet (1996), Almeida (1994) e Bamba (2013). Além desses, o documento normativo da BNCC (BRASIL, 2018), também foi empregado para a elaboração da estrutura textual do documento. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando questionários para coletar dados (Lakatos e Marconi, 2003). Os resultados foram analisados por meio de questionários, com a finalidade de investigar os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos sobre William Shakespeare, em "A Megera Domada", e "10 coisas que eu odeio em você", livros e filmes. Considerou-se, que o contexto social e bibliográfico, tanto das obras quanto do autor, aprofundou a história das megeras, e relacioná-las às suas épocas trouxe consciência literária não só sobre Shakespeare como da literatura atual, em específico a literatura nacional. Enfim, revelou aos alunos que as artes, literatura e cinema, com seu embasamento contribuíram para o enriquecimento dos estudos sobre literatura e cinema, influenciando as novas gerações a apreciarem essas artes |
Resumo: | The aim of this final project was to investigate the relationship between literature and cinema through the adaptation of "10 THINGS I HATE ABOUT YOU", both as a film scene and as a literary experience for third-year high school students. The project was implemented at the escola Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, in Santa Inês, MA. Authors such as Bernardet (1996), Almeida (1994) and Bamba (2013) were used to provide the theoretical basis for this work. In addition to these, the normative document of the BNCC (BRASIL, 2018) was also used to draw up the textual structure of the document. Methodologically, we opted for a qualitative and exploratory research approach, using questionnaires to collect data (Lakatos and Marconi, 2003). The results were analyzed using questionnaires, with the aim of investigating the students' prior and subsequent knowledge of William Shakespeare in "The Taming of the Shrew" and "10 Things I Hate About You", books and films. It was considered that the social and bibliographical context, both of the works and of the author, deepened the story of the shrews, and relating them to their times brought literary awareness not only of Shakespeare but also of current literature, specifically national literature. Finally, it revealed to the students that the arts, literature and cinema, with their grounding, have contributed to the enrichment of studies on literature and cinema, influencing new generations to appreciate these arts |
Palavras-chave: | Cinema e literatura Consciência literária Shakespeare Dez coisas que eu odeio em você Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral A megera Domada Geração Filme Livros Cinema and literature Literary awareness Ten things I hate about you Professor Leuda da Silva Cabral Teaching Center The Taming of the Shrew Generation Film Books |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- VANESSA NASCIMENTO - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdf | PDF - A | 7.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.