Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Vanessa Nascimento-
dc.date.accessioned2024-06-03T20:35:59Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T20:35:59Z-
dc.date.issued2024-02-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Vanessa Nascimento. A relação literatura e cinema com a adaptação de dez coisas que eu odeio em você, como cena fílmica e como consciência literária, para alunos do Ensino Médio. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2690pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2690-
dc.description.abstractThe aim of this final project was to investigate the relationship between literature and cinema through the adaptation of "10 THINGS I HATE ABOUT YOU", both as a film scene and as a literary experience for third-year high school students. The project was implemented at the escola Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, in Santa Inês, MA. Authors such as Bernardet (1996), Almeida (1994) and Bamba (2013) were used to provide the theoretical basis for this work. In addition to these, the normative document of the BNCC (BRASIL, 2018) was also used to draw up the textual structure of the document. Methodologically, we opted for a qualitative and exploratory research approach, using questionnaires to collect data (Lakatos and Marconi, 2003). The results were analyzed using questionnaires, with the aim of investigating the students' prior and subsequent knowledge of William Shakespeare in "The Taming of the Shrew" and "10 Things I Hate About You", books and films. It was considered that the social and bibliographical context, both of the works and of the author, deepened the story of the shrews, and relating them to their times brought literary awareness not only of Shakespeare but also of current literature, specifically national literature. Finally, it revealed to the students that the arts, literature and cinema, with their grounding, have contributed to the enrichment of studies on literature and cinema, influencing new generations to appreciate these artspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectConsciência literáriapt_BR
dc.subjectShakespearept_BR
dc.subjectDez coisas que eu odeio em vocêpt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabralpt_BR
dc.subjectA megera Domadapt_BR
dc.subjectGeraçãopt_BR
dc.subjectFilmept_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectCinema and literaturept_BR
dc.subjectLiterary awarenesspt_BR
dc.subjectTen things I hate about youpt_BR
dc.subjectProfessor Leuda da Silva Cabral Teaching Centerpt_BR
dc.subjectThe Taming of the Shrewpt_BR
dc.subjectGenerationpt_BR
dc.subjectFilmpt_BR
dc.subjectBookspt_BR
dc.titleA relação literatura e cinema com a adaptação de dez coisas que eu odeio em você, como cena fílmica e como consciência literária, para alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between literature and cinema with the adaptation of ten things I I hate you, as a filmic scene and as a literary conscience, for students from highschoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5181694417071167pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Neto, Antonio Cirílio da-
dc.contributor.referee2Cunha, Robson Macêdo-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho de conclusão do curso foi investigar a relação entre literatura e cinema através da adaptação de "10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ", tanto como cena fílmica quanto como experiência literária para os alunos do 3º ano do ensino médio. A aplicação do projeto ocorreu na escola Centro de Ensino Professora Leuda da Silva Cabral, em Santa Inês, MA. Para embasar teoricamente este trabalho, foram utilizados autores como Bernardet (1996), Almeida (1994) e Bamba (2013). Além desses, o documento normativo da BNCC (BRASIL, 2018), também foi empregado para a elaboração da estrutura textual do documento. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando questionários para coletar dados (Lakatos e Marconi, 2003). Os resultados foram analisados por meio de questionários, com a finalidade de investigar os conhecimentos prévios e posteriores dos alunos sobre William Shakespeare, em "A Megera Domada", e "10 coisas que eu odeio em você", livros e filmes. Considerou-se, que o contexto social e bibliográfico, tanto das obras quanto do autor, aprofundou a história das megeras, e relacioná-las às suas épocas trouxe consciência literária não só sobre Shakespeare como da literatura atual, em específico a literatura nacional. Enfim, revelou aos alunos que as artes, literatura e cinema, com seu embasamento contribuíram para o enriquecimento dos estudos sobre literatura e cinema, influenciando as novas gerações a apreciarem essas artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- VANESSA NASCIMENTO - LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, INGLESA E LITERATURAS CAMPUS SANTA INÊS UEMA 2024.pdfPDF - A7.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.