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dc.creatorRocha, Maysa da Costa-
dc.date.accessioned2024-05-20T15:40:34Z-
dc.date.available2024-05-20-
dc.date.available2024-05-20T15:40:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA, Maysa da Costa.Cursos de Administração no Brasil: um olhar sobre sua evolução a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). 2016. 105 f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2602pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2602-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to analyze the performance of the Administration Courses in Brazil, from the Enade, in the 2006, 2009 and 2012 editions. To endorse the study are presented the first processes of evaluation of higher education that preceded the National Evaluation System Of Higher Education (Sinaes), the current evaluation mechanism used in Brazil. This exam assesses institutions, undergraduate courses and students, through Enade, considering the competencies established by the Ministry of Education (MEC) for training in Administration. The methodology used was the quantitative and qualitative approach, using as comparative method. The typology of the research was bibliographical and documentary. Through them it was possible to extract the secondary data for the analysis of the work. The tools of the survey were the Enade reports. After the study and data analysis, it was found that the performance of the students of the Administration Course in Brazil did not present a significant evolution, presenting grades 41.3, 37.5 and 31.9 in the Specific Training Component in those three editions, Respectively, and the last, 2012, which presented the lowest results in the various aspects analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)pt_BR
dc.subjectMinistério da Educação (MEC)pt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEnadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectNational Higher Education Assessment System (Sinaes)pt_BR
dc.subjectMinistry of Education (MEC)pt_BR
dc.subjectCollege educationpt_BR
dc.titleCursos de Administração no Brasil: um olhar sobre sua evolução a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)pt_BR
dc.title.alternativeAdministration Courses in Brazil: a look at their evolution from of the National Student Performance Exam (Enade)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDROCHA, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536381679473312pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Rômulo Travassos da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. R. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861708814846551pt_BR
dc.contributor.referee1Correa, Luís Álvaro-
dc.contributor.referee2Sousa, Rommel Moreira-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar o desempenho dos Cursos de Administração no Brasil, a partir do Enade, nas edições de 2006, 2009 e 2012. Para fundamentar o estudo são apresentados os primeiros processos de avaliação da educação superior que antecederam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), atual mecanismo de avaliação utilizado no Brasil. Este exame avalia as instituições, os cursos de graduação e os estudantes, através do Enade, considerando as competências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para formação em Administração. A metodologia utilizada foi a abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como método, o comparativo. A tipologia da pesquisa foi bibliográfica e documental. Através delas foi possível retirar os dados secundários para a análise do trabalho. Os instrumentos da pesquisa foram os relatórios do Enade. Após estudo e análise dos dados, constatou-se que o desempenho dos estudantes do Curso de Administração no Brasil não apresentou uma evolução significativa, apresentando as notas 41,3, 37,5 e 31,9 no Componente de Formação Específica naquelas três edições, respectivamente, sendo a última, 2012, a que apresentou os menores resultados nos vários aspectos analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

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