Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2467
Título: O poder dos games: a influência na ampliação do vocabulário em língua estrangeira
Título(s) alternativo(s): The power of games: the influence on expanding vocabulary in the language foreigner
Autor(es): Costa, Bruno da Silva da
Orientador: Cunha, Robson de Macêdo
Membro da Banca: Pinto Neto, Antonio Cilírio
Membro da Banca: Silva, Girlane Cardoso da
Data do documento: 2024-02-08
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo exploratório foca na influência dos games na expansão do vocabulário em língua estrangeira. Enfrentando o desafio comum de alunos e aprendizes, os jogos surgem como proposta interessante, mas há escassez de estudos sobre o impacto preciso das características interativas e imersivas dos jogos no aprendizado de novas palavras. O estudo visa entender a percepção dos participantes sobre o impacto dos jogos no vocabulário estrangeiro, explorando características como interatividade e imersão. A pesquisa busca preencher a lacuna de conhecimento sobre o potencial dos jogos como ferramenta eficaz no desenvolvimento lexical. São apresentados autores como: Centenaro (2017), Levay (2015), Macgonigal (2017), Silva (2020), Gee (2007) entre outros, para um melhor embasamento teórico do trabalho. A metodologia foi utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas, abrangendo alunos do 9º ano do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio e universitários de um curso de inglês. A diversidade metodológica buscou compreender diferentes perspectivas sobre o papel dos jogos no aprendizado de idiomas. Os participantes demonstraram correlação entre o nível de ensino e o envolvimento com videogames. A pesquisa revelou uma variedade de atitudes em relação à capacidade dos games de ampliar o vocabulário. A imersão em ambientes virtuais de língua estrangeira nos jogos foi amplamente reconhecida como eficaz pelos participantes. Podese concluir que a pesquisa destaca que os jogos eletrônicos, além de entretenimento, podem oferecer oportunidades de aprendizado descontraído e enriquecimento vocabular. Os resultados apontam para a necessidade de reconhecer os jogos como ferramentas educacionais valiosas no desenvolvimento de habilidades linguísticas, desafiando a percepção convencional dos jogos apenas como passatempos. Apesar dos desafios durante a pesquisa, as experiências e testemunhos de participantes, incluindo a receptividade de pessoas externas à pesquisa, reforçam a importância dos jogos como uma abordagem inovadora para o ensino de línguas estrangeiras. O estudo sugere que, no futuro, os jogos podem ser mais reconhecidos e valorizados por seu potencial educacional multifacetado.
Resumo: This exploratory study focuses on the influence of video games on expanding foreign language vocabulary. Confronting a common challenge for students and learners, games emerge as an interesting proposal, but there is a scarcity of studies on the precise impact of interactive and immersive features of games on the learning of new words. The study aims to understand participants' perceptions of the impact of games on foreign language vocabulary, exploring characteristics such as interactivity and immersion. The research seeks to fill the knowledge gap regarding the potential of games as an effective tool in lexical development. Authors such as: Centenaro (2017), Levay (2015), Macgonigal (2017), Silva (2020), Gee (2007), among others, are presented for a better theoretical foundation for the work. The methodology used questionnaires and semi-structured interviews, encompassing students from the 9th grade of elementary school, the 3rd year of high school, and university students in an English course. The methodological diversity aimed to understand different perspectives on the role of games in language learning. Participants demonstrated a correlation between the level of education and involvement with video games. The research revealed a variety of attitudes regarding the ability of games to expand vocabulary. Immersion in virtual foreign language environments in games was widely recognized as effective by the participants. It can be concluded that the research highlights that electronic games, in addition to entertainment, can offer opportunities for relaxed learning and vocabulary enrichment. The results point to the need to recognize games as valuable educational tools in the development of language skills, challenging the conventional perception of games only as pastimes. Despite challenges during the research, the experiences and testimonials of participants, including the receptivity of individuals external to the research, reinforce the importance of games as an innovative approach to foreign language teaching. The study suggests that, in the future, games may be more recognized and valued for their multifaceted educational potential.
Palavras-chave: Games
Vocabulário
Língua Inglesa
Vocabulary
English Language
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bruno UEMA 2023.2 _1 - PDF A.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.