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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Bruno da Silva da-
dc.date.accessioned2024-03-25T20:46:01Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T20:46:01Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.citationCosta, Bruno da Silva da. O poder dos games: a influência na ampliação do vocabulário em língua estrangeira. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas) - Universidade Estadual do Maranhão, Campus Santa Inês, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/jspui/handle/123456789/2467-
dc.description.abstractThis exploratory study focuses on the influence of video games on expanding foreign language vocabulary. Confronting a common challenge for students and learners, games emerge as an interesting proposal, but there is a scarcity of studies on the precise impact of interactive and immersive features of games on the learning of new words. The study aims to understand participants' perceptions of the impact of games on foreign language vocabulary, exploring characteristics such as interactivity and immersion. The research seeks to fill the knowledge gap regarding the potential of games as an effective tool in lexical development. Authors such as: Centenaro (2017), Levay (2015), Macgonigal (2017), Silva (2020), Gee (2007), among others, are presented for a better theoretical foundation for the work. The methodology used questionnaires and semi-structured interviews, encompassing students from the 9th grade of elementary school, the 3rd year of high school, and university students in an English course. The methodological diversity aimed to understand different perspectives on the role of games in language learning. Participants demonstrated a correlation between the level of education and involvement with video games. The research revealed a variety of attitudes regarding the ability of games to expand vocabulary. Immersion in virtual foreign language environments in games was widely recognized as effective by the participants. It can be concluded that the research highlights that electronic games, in addition to entertainment, can offer opportunities for relaxed learning and vocabulary enrichment. The results point to the need to recognize games as valuable educational tools in the development of language skills, challenging the conventional perception of games only as pastimes. Despite challenges during the research, the experiences and testimonials of participants, including the receptivity of individuals external to the research, reinforce the importance of games as an innovative approach to foreign language teaching. The study suggests that, in the future, games may be more recognized and valued for their multifaceted educational potential.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectVocabuláriopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectVocabularypt_BR
dc.subjectEnglish Languagept_BR
dc.titleO poder dos games: a influência na ampliação do vocabulário em língua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativeThe power of games: the influence on expanding vocabulary in the language foreignerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9616905142733527pt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Robson de Macêdo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7470810637303276pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto Neto, Antonio Cilírio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366850005170918pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Girlane Cardoso da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2288107011540621pt_BR
dc.description.resumoEste estudo exploratório foca na influência dos games na expansão do vocabulário em língua estrangeira. Enfrentando o desafio comum de alunos e aprendizes, os jogos surgem como proposta interessante, mas há escassez de estudos sobre o impacto preciso das características interativas e imersivas dos jogos no aprendizado de novas palavras. O estudo visa entender a percepção dos participantes sobre o impacto dos jogos no vocabulário estrangeiro, explorando características como interatividade e imersão. A pesquisa busca preencher a lacuna de conhecimento sobre o potencial dos jogos como ferramenta eficaz no desenvolvimento lexical. São apresentados autores como: Centenaro (2017), Levay (2015), Macgonigal (2017), Silva (2020), Gee (2007) entre outros, para um melhor embasamento teórico do trabalho. A metodologia foi utilizando questionários e entrevistas semiestruturadas, abrangendo alunos do 9º ano do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio e universitários de um curso de inglês. A diversidade metodológica buscou compreender diferentes perspectivas sobre o papel dos jogos no aprendizado de idiomas. Os participantes demonstraram correlação entre o nível de ensino e o envolvimento com videogames. A pesquisa revelou uma variedade de atitudes em relação à capacidade dos games de ampliar o vocabulário. A imersão em ambientes virtuais de língua estrangeira nos jogos foi amplamente reconhecida como eficaz pelos participantes. Podese concluir que a pesquisa destaca que os jogos eletrônicos, além de entretenimento, podem oferecer oportunidades de aprendizado descontraído e enriquecimento vocabular. Os resultados apontam para a necessidade de reconhecer os jogos como ferramentas educacionais valiosas no desenvolvimento de habilidades linguísticas, desafiando a percepção convencional dos jogos apenas como passatempos. Apesar dos desafios durante a pesquisa, as experiências e testemunhos de participantes, incluindo a receptividade de pessoas externas à pesquisa, reforçam a importância dos jogos como uma abordagem inovadora para o ensino de línguas estrangeiras. O estudo sugere que, no futuro, os jogos podem ser mais reconhecidos e valorizados por seu potencial educacional multifacetado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artes. Literaturas Estrangeiras Modernaspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas - Santa Inês UEMA - Monografias 

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