Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gedilson Pacheco-
dc.date.accessioned2024-02-15T19:15:20Z-
dc.date.available2024-02-15-
dc.date.available2024-02-15T19:15:20Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.citationPereira, Gedilson Pacheco. Uma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019, 71 p. Orientador: Lélia de Oliveira Cruz.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2403-
dc.description.abstractThe great difficulty presented by the protagonists of the current educational system, that is, teachers and students, regarding the teaching and learning of Combinatorial Analysis, was what motivated us to carry out this study; which has, among other objectives, a pedagogical reflection on the teaching and learning of Combinatorial Analysis. We have prepared some proposals that we consider essential for the good development of this content in basic education. Taking into account the great importance that Combinatorial Analysis has for the student's logical and cognitive reasoning, in this work we present a little of its history, further strengthening its great importance for the present day. We took a reflective approach to how the content of Combinatorial Analysis has been approached in elementary and high school, in which we defend in this work the non-use of merely mathematical formulas that in most cases are adopted mechanically, without any connection with the reality of the world. student, without valuing the ability to create and produce. We present some activities, and from them we realize the importance of working in groups, the multiple interactions, the different perceptions that students have when solving a problem, the conflicts that arise, the high level of concentration established by the proposed activity, the importance of play in education, the theory of error. The work also reflects on the approach to content taken by textbooks, its contextualization, and how Analysis content is worked on in undergraduate mathematics courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Combinatóriapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectCombinatorial Analysispt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.titleUma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeA reflective approach to teaching combinatorial analysis in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384285218881388pt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180168121472915pt_BR
dc.description.resumoA grande dificuldade apresentada pelos protagonistas do sistema educacional vigente, ou seja, professores e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória, foi o que nos motivou para a realização deste estudo; que tem dentre outros objetivos fazer uma reflexão pedagógica quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória. Elaboramos algumas propostas nas quais consideramos essenciais para o bom desenvolvi- mento deste conteúdo na educação básica. Levando em consideração a grande importância que a Análise Combinatória tem para o raciocínio lógico e cognitivo do aluno, apresentamos neste trabalho um pouco da sua história, fortalecendo ainda mais a sua grande importância para os dias atuais. Fizemos uma abordagem reflexiva sobre como o conteúdo de Análise Combinatória tem sido abordado nos ensino fundamental e Médio, no qual defendemos neste trabalho o não uso meramente de fórmulas matemáticas que na maioria das vezes são adotadas de forma mecânica, sem nenhuma ligação com a realidade do aluno, sem valorizar a capacidade de criação e produção. Apresentamos algumas atividades, e a partir delas percebemos a importância do trabalho em grupos, as interações múltiplas, as diferentes percepções que os alunos têm na hora de resolverem um problema, os conflitos que surgem, o alto nível de concentração estabelecido pela atividade proposta, a importância do lúdico na educação, a teoria do erro. O trabalho também reflete sobre a abordagem do conteúdo que é feita pelos livros didáticos, sua contextualização, como o conteúdo de Análise é rabalhado nos cursos de licenciatura em matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.programPPG1pt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matematica em Rede Nacional - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GEDILSON_PEREIRA_1PDF-A.pdf17.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.