Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Gedilson Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-15T19:15:20Z | - |
dc.date.available | 2024-02-15 | - |
dc.date.available | 2024-02-15T19:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-16 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, Gedilson Pacheco. Uma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019, 71 p. Orientador: Lélia de Oliveira Cruz. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2403 | - |
dc.description.abstract | The great difficulty presented by the protagonists of the current educational system, that is, teachers and students, regarding the teaching and learning of Combinatorial Analysis, was what motivated us to carry out this study; which has, among other objectives, a pedagogical reflection on the teaching and learning of Combinatorial Analysis. We have prepared some proposals that we consider essential for the good development of this content in basic education. Taking into account the great importance that Combinatorial Analysis has for the student's logical and cognitive reasoning, in this work we present a little of its history, further strengthening its great importance for the present day. We took a reflective approach to how the content of Combinatorial Analysis has been approached in elementary and high school, in which we defend in this work the non-use of merely mathematical formulas that in most cases are adopted mechanically, without any connection with the reality of the world. student, without valuing the ability to create and produce. We present some activities, and from them we realize the importance of working in groups, the multiple interactions, the different perceptions that students have when solving a problem, the conflicts that arise, the high level of concentration established by the proposed activity, the importance of play in education, the theory of error. The work also reflects on the approach to content taken by textbooks, its contextualization, and how Analysis content is worked on in undergraduate mathematics courses. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise Combinatória | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Combinatorial Analysis | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching and Learning | pt_BR |
dc.title | Uma Abordagem reflexiva sobre o Ensino da Análise Combinatória na Educação Básica | pt_BR |
dc.title.alternative | A reflective approach to teaching combinatorial analysis in basic education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9384285218881388 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cruz, Lélia de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4180168121472915 | pt_BR |
dc.description.resumo | A grande dificuldade apresentada pelos protagonistas do sistema educacional vigente, ou seja, professores e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória, foi o que nos motivou para a realização deste estudo; que tem dentre outros objetivos fazer uma reflexão pedagógica quanto ao ensino e aprendizagem da Análise Combinatória. Elaboramos algumas propostas nas quais consideramos essenciais para o bom desenvolvi- mento deste conteúdo na educação básica. Levando em consideração a grande importância que a Análise Combinatória tem para o raciocínio lógico e cognitivo do aluno, apresentamos neste trabalho um pouco da sua história, fortalecendo ainda mais a sua grande importância para os dias atuais. Fizemos uma abordagem reflexiva sobre como o conteúdo de Análise Combinatória tem sido abordado nos ensino fundamental e Médio, no qual defendemos neste trabalho o não uso meramente de fórmulas matemáticas que na maioria das vezes são adotadas de forma mecânica, sem nenhuma ligação com a realidade do aluno, sem valorizar a capacidade de criação e produção. Apresentamos algumas atividades, e a partir delas percebemos a importância do trabalho em grupos, as interações múltiplas, as diferentes percepções que os alunos têm na hora de resolverem um problema, os conflitos que surgem, o alto nível de concentração estabelecido pela atividade proposta, a importância do lúdico na educação, a teoria do erro. O trabalho também reflete sobre a abordagem do conteúdo que é feita pelos livros didáticos, sua contextualização, como o conteúdo de Análise é rabalhado nos cursos de licenciatura em matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.program | PPG1 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_GEDILSON_PEREIRA_1PDF-A.pdf | 17.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.