Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1996
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Rogério Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T16:50:38Z | - |
dc.date.available | 2023-06-01T16:50:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 514.742:37.02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1996 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Prof. Dr. Raimundo J. B. Brandão. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho visa a utilização das representações semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores, trata-se de um experimento com alunos do 2o ano do ensino médio, onde objetivamos identi car suas di culdades e oferecer uma proposta didática facilitadora do aprendizado. Utilizamos em aulas expositivas a teoria de Raymond Duval, aplicamos algumas atividades e exploramos as representações dos vetores em várias situações. O trabalho foi dividido em etapas, na primeira a turma foi submetida a um teste diagnóstico e após análise do mesmo constatamos a quase total ausência de conhecimento prévio sobre vetores, suas representações e propriedades. A segunda etapa consistiu de aulas expositivas onde apresentamos os vetores em termos de coordenadas de nindo suas operações e apresentamos suas propriedades despertando assim o interesse dos alunos por este novo objeto. Na terceira etapa zemos a experimentação e nalmente passamos a analisar as respostas dos alunos às questões propostas dando ênfase às conversões entre os registros distintos e ao tratamento dentro de um mesmo registro o que nos permitiu identi car di culdades e apresentar uma sequência didática que por sua vez possa tornar o aluno protagonista do seu aprendizado. Este estudo tem uma abordagem qualitativa de intervenção com embasamento na metodologia da engenharia didática. A questão que norteou este trabalho foi: como os registros de representações semiótica contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de vetores? | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Vetor | pt_BR |
dc.subject | Representações semióticas | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Vector | - |
dc.subject | Semiotic representations | - |
dc.subject | Didactic engineering | - |
dc.title | Representações semióticas como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores | pt_BR |
dc.title.alternative | Semiotic representations as a didactic tool in the teaching and learning of vectors | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO-Rogerio_Lima_Sousa_1_PDF - A.pdf | 5.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.