Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Waldyr Collares Costa Neto-
dc.date.accessioned2023-05-31T18:16:42Z-
dc.date.available2023-05-31T18:16:42Z-
dc.date.issued2019-10-16-
dc.identifier.otherCDU: D 51:37.017.4(091)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1995-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objeto de estudo “a contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental”. O entendimento de que os saberes matemáticos a partir da história da matemática, enquanto parte do currículo da educação nacional, contribuem para o desenvolvimento dos alunos levaram a inquietações que deram origem a pesquisa. Dessa forma, a hipótese que defendemos neste estudo é investigar a contribuição da história da matemática na formação da cidadania destacando elementos que propiciem a formação cidadã do educando. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar se a história da matemática é abordada no Ensino Fundamental; Investigar as filiações metodológicas dos professores na abordagem dos conteúdos de matemática e identificar na história da matemática, elementos que propiciem a formação da cidadania do educando. Do ponto de vista teórico, a investigação foi embasada nos documentos que fundamentam a educação básica, tais como PCN (1997, 1998), DCN (2001), BNCC (2017) e LDB (1996) e nos autores D’Ambrósio (2012), Mendes (2001), Pitombeira (2010), Bicudo (1999), Boyer (2012), Eves (2004), Fossa (2001), Maranhão (2019), Lorenzato (2006), Monteiro e Junior (2001), Tatiana Roque e Pitombeira (2012) e Groenwald, Silva e Mora (2012). Metodologicamente, a pesquisa está inserida numa perspectiva qualitativa. A opção metodológica adotada como instrumento de coleta de dados foi questionários abertos para professores e alunos. No que se refere aos resultados da pesquisa, entende-se que os professores e alunos consideram a história da matemática importante para a construção de saberes destacando-a como um elemento facilitador de aprendizagens matemáticaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática e Formação da Cidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectHistory of mathematics-
dc.subjectMathematics and Citizenship Education-
dc.subjectElementary School-
dc.titleA contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of the history of mathematics in the formation of students' citizenship: an approach in elementary school-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_WALDYR COLLARES_PDF - A.pdf4.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.