Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1995
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Waldyr Collares Costa Neto | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-31T18:16:42Z | - |
dc.date.available | 2023-05-31T18:16:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-16 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51:37.017.4(091) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1995 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2019. Orientador: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo “a contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental”. O entendimento de que os saberes matemáticos a partir da história da matemática, enquanto parte do currículo da educação nacional, contribuem para o desenvolvimento dos alunos levaram a inquietações que deram origem a pesquisa. Dessa forma, a hipótese que defendemos neste estudo é investigar a contribuição da história da matemática na formação da cidadania destacando elementos que propiciem a formação cidadã do educando. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar se a história da matemática é abordada no Ensino Fundamental; Investigar as filiações metodológicas dos professores na abordagem dos conteúdos de matemática e identificar na história da matemática, elementos que propiciem a formação da cidadania do educando. Do ponto de vista teórico, a investigação foi embasada nos documentos que fundamentam a educação básica, tais como PCN (1997, 1998), DCN (2001), BNCC (2017) e LDB (1996) e nos autores D’Ambrósio (2012), Mendes (2001), Pitombeira (2010), Bicudo (1999), Boyer (2012), Eves (2004), Fossa (2001), Maranhão (2019), Lorenzato (2006), Monteiro e Junior (2001), Tatiana Roque e Pitombeira (2012) e Groenwald, Silva e Mora (2012). Metodologicamente, a pesquisa está inserida numa perspectiva qualitativa. A opção metodológica adotada como instrumento de coleta de dados foi questionários abertos para professores e alunos. No que se refere aos resultados da pesquisa, entende-se que os professores e alunos consideram a história da matemática importante para a construção de saberes destacando-a como um elemento facilitador de aprendizagens matemáticas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática e Formação da Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics | - |
dc.subject | Mathematics and Citizenship Education | - |
dc.subject | Elementary School | - |
dc.title | A contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | The contribution of the history of mathematics in the formation of students' citizenship: an approach in elementary school | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_WALDYR COLLARES_PDF - A.pdf | 4.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.