Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1970
Título: O ensino da geometria com o uso de régua e compasso: um estudo com alunos do 9º ano de uma escola particular de São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): The teaching of geometry with the use of ruler and compass: a study with 9th grade students from a private school in São Luís - MA
Autor(es): Lago, Milton Cássio Oliveira do
Data do documento: 2021-05-31
Editor: UEMA
Resumo: Esta investigação teve o propósito de analisar as contribuições da régua e compasso no ensino introdutório da geometria. Para o estudo, valeu-se de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. O surgimento da geometria remonta a períodos anteriores ao nascimento de Cristo e as necessidades do homem desde o seu surgimento, contribuíram para a origem e evolução deste campo do saber matemático. Realizou-se uma oficina com alunos do 9º ano do ensino fundamental, do colégio O Bom Pastor Jr., onde foi elaborada a pesquisa. Durante a oficina, os alunos realizaram construções geométricas com o uso da régua e do compasso. Constatou-se que no início desse estudo, 65% dos participantes apresentaram alto nível de dificuldade sobre a compreensão dos conceitos matemáticos e elaboração das atividades que envolviam construções de elementos da geometria com os instrumentos citados anteriormente
Palavras-chave: Ensino da Geometria
Matemática
Régua e Compasso
Geometry Teaching
Mathematics
Ruler and compass
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO.MILTON CÁSSIO OLIVEIRA DO LAGO_1.PDF-A.pdf820.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.