Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1937
Título: | Cozinhando e calculando: o ensino de frações/medidas de massa e medidas de capacidades por meio de receitas em uma escola pública na cidade de São José de Ribamar - MA |
Título(s) alternativo(s): | Cooking and calculating: the teaching of mass fractions/measurements and capacity measurements through recipes in a public school in the city of São José de Ribamar - MA |
Autor(es): | Araújo, Marcos Rogério Lima de |
Data do documento: | 2022-05-30 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo realizar uma aplicação da matemática em um estudo integrado em diferentes áreas do ensino: cultural, intelectual, físico e emocional por meio de atividades envolvendo os conceitos e aplicações de fração, medidas de massa e medidas de capacidade em atividades culinárias com alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública (escola integral) do municipio de São José de Ribamar – Maranhão. A investigação teve uma abordagem de carater qualitativa e investigativa com a utilização de pesquisa de campo corroborada pela pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa observou-se o papel fundamental da formação educacional na vida do aluno, por isso, foi considerado no estudo que o processo ensino e aprendizagem precisava ultrapassar os conteúdos aplicados em sala de aula, ou seja, devia desenvolver habilidades e capacidades que pudesse ser utilizada fora do ambiente escolar, não só no âmbito profissional, mas também como cidadãos. As atividades foram elaboradas pelo professor da disciplina eletiva “Cozinhando com o Números” aplicada enfoques de autodesenvolvimento, contemplando um programa baseado em conhecimentos teóricos da matemática aplicado aos interesses experimentais particulares de cada aluno, e cuja estratégia permita uma ação proativa na área de interesse do estudante. Os dados revelaram que teve grande aceitação por parte dos alunos da aplicação prática da matemática durante as ações desenvolvidas na escola. Embora muitos alunos não tenham demonstrado grandes habilidades culinárias, o resultado final pelo engajamento e compromisso, foi excelente |
Palavras-chave: | Aplicação prática da Matemática Escola Integral Fração e unidades de Medidas Practical application of Mathematics Full School Fraction and measurement units |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_MARCOS_ROGÉRIO_1 PDF - A.pdf | 650.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.