Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuz, Rafael Chaves da.-
dc.date.accessioned2023-05-29T18:07:22Z-
dc.date.available2023-05-29T18:07:22Z-
dc.date.issued2020-05-22-
dc.identifier.otherCDU: D 512:373.3-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1927-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2020. Orientador: Prof. Dr. Raimundo José Barbosa Brandão.pt_BR
dc.description.abstractA Álgebra permite encontrar soluções para determinadas situações problemas do dia a dia. Este estudo aborda os registros de representação semiótica no ensino de Álgebra a partir da resolução de problemas, tem como objetivo discutir as contribuições desses registros no nono ano do ensino fundamental. Destaca-se a importância do modo como os conceitos inicias de Álgebra têm sido construídos e a necessidade de promover reflexões aos professores sobre a metodologia de ensino por resolução de problemas para alcançar resultados relevantes no desenvolvimento da capacidade de compreensão de conceitos matemáticos. A pesquisa apresenta natureza qualitativa com intervenção. Foi realizada em uma escola pública estadual no município de São Miguel, estado do Tocantins, com intuito de investigar a aprendizagem dos alunos no uso didático da conversão, ou seja, da mudança de um registro em outros registros e, tratamento, que consiste numa operação dentro do próprio registro. O estudo permitiu verificar as dificuldades dos estudantes no aprendizado da Álgebra e de suas representações, bem como as da sua aplicação no dia a dia. Além disso, a Álgebra é um ramo da matemática intrinsicamente ligado à geometria que é necessário em demonstrações e tecnologias. Com isso, pôde-se levar adiante a reflexão quanto às metodologias utilizadas pelos professores, contribuindo para uma interlocução criativa que permitisse o avanço na direção dos objetivos que se propõe o ensino da Álgebra. Os dados foram analisados por tratamento estatístico, com auxílio do software de planilha eletrônica Microsoft Excelpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsino da álgebrapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTeaching algebra-
dc.subjectMathematics-
dc.subjectSemiotics-
dc.titleO ensino de álgebra no ensino fundamental utilizando a resolução de problemas à luz dos registros de representação semióticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of algebra in elementary school using problem solving in the light of semiotic representation registers-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL DISSERTAÇÃO_1 PDF - A.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.