Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Luís Ricardo Josino | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T17:17:45Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T17:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-31 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51-7:[37:535] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1923 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Matemática e Física requer do professor conhecimento científico e uma boa didática, com alternativas para despertar interesse no aprendizado. A Geometria é de grande utilidade neste sentido, já que possui diversas aplicações na vida do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral ajudar os alunos do ensino médio a compreender os fenômenos ópticos de reflexão e refração através da homotetia. Os objetivos específicos são investigar como ocorrem as práticas de ensino dos fenômenos ópticos, utilizar a homotetia para o estudo da propagação da luz, propor o uso de aplicativo de geometria para o ensino de fenômenos ópticos, discutir as aplicações de óptica no cotidiano. Para isto, foi realizado levantamento em livros de Matemática sobre a abordagem sobre homotetia e em livros de física sobre como é sugerido o ensino de óptica geométrica. Em seguida, foi realizado pesquisa com professores das duas disciplinas sobre o ensino de homotetia e óptica geométrica. Podemos concluir que a maioria dos professores não ensina homotetia, parte por não conhecer e outra por não ser um assunto abordado na maioria dos livros didáticos. Na formação inicial, a maioria dos professores não estudaram o assunto. A pesquisa com os alunos relaciona o interesse dos discentes por Matemática e Física, a familiaridade destes com os assuntos propostos e a sua visão em relação a situações cotidianas. A maioria relatou dificuldade com o assunto. O aluno teve contato com uma breve explicação de cinco minutos sobre o que é homotetia e foi convidado a responder três questões. A maioria conseguiu acertar pelo menos duas questões, apesar da dificuldade inicial | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Homotetia | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Homothety | - |
dc.subject | Geometry | - |
dc.subject | Teaching | - |
dc.title | O uso da homotetia no ensino de fenômenos ópticos | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of homothety in the teaching of optical phenomena | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_LUIS_RICARDO__1 PDF- A.pdf | 919.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.