Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Luís Ricardo Josino-
dc.date.accessioned2023-05-29T17:17:45Z-
dc.date.available2023-05-29T17:17:45Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.otherCDU: D 51-7:[37:535]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1923-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silva.pt_BR
dc.description.abstractO Ensino de Matemática e Física requer do professor conhecimento científico e uma boa didática, com alternativas para despertar interesse no aprendizado. A Geometria é de grande utilidade neste sentido, já que possui diversas aplicações na vida do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral ajudar os alunos do ensino médio a compreender os fenômenos ópticos de reflexão e refração através da homotetia. Os objetivos específicos são investigar como ocorrem as práticas de ensino dos fenômenos ópticos, utilizar a homotetia para o estudo da propagação da luz, propor o uso de aplicativo de geometria para o ensino de fenômenos ópticos, discutir as aplicações de óptica no cotidiano. Para isto, foi realizado levantamento em livros de Matemática sobre a abordagem sobre homotetia e em livros de física sobre como é sugerido o ensino de óptica geométrica. Em seguida, foi realizado pesquisa com professores das duas disciplinas sobre o ensino de homotetia e óptica geométrica. Podemos concluir que a maioria dos professores não ensina homotetia, parte por não conhecer e outra por não ser um assunto abordado na maioria dos livros didáticos. Na formação inicial, a maioria dos professores não estudaram o assunto. A pesquisa com os alunos relaciona o interesse dos discentes por Matemática e Física, a familiaridade destes com os assuntos propostos e a sua visão em relação a situações cotidianas. A maioria relatou dificuldade com o assunto. O aluno teve contato com uma breve explicação de cinco minutos sobre o que é homotetia e foi convidado a responder três questões. A maioria conseguiu acertar pelo menos duas questões, apesar da dificuldade inicialpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectHomotetiapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHomothety-
dc.subjectGeometry-
dc.subjectTeaching-
dc.titleO uso da homotetia no ensino de fenômenos ópticospt_BR
dc.title.alternativeThe use of homothety in the teaching of optical phenomena-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LUIS_RICARDO__1 PDF- A.pdf919.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.