Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Camila da Cunha dos-
dc.date.accessioned2023-05-26T18:57:59Z-
dc.date.available2023-05-26T18:57:59Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.otherCDU: D-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1905-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Lélia de Oliveira Cruzpt_BR
dc.description.abstractA pesquisa trata sobre erros cometidos quando se trabalha com o objeto do conhecimento (conteúdo) Função Afim. Definiu-se como objetivo geral investigar os tipos de erros cometidos por estudantes da primeira série do Ensino Médio na resolução de questões sobre Função Afim e, verificar se os erros cometidos pelos alunos influenciam na aprendizagem. A investigação, que tem caráter qualitativo e investigativo, foi realizada em uma escola Pública Estadual da cidade de São Luís- MA, com 64 estudantes. A primeira etapa do estudo, constou de aplicação de questionários aos alunos e professores das turmas pesquisadas, sobre a percepção que eles têm a respeito de erros cometidos por alunos em avaliações de conteúdos matemáticos. Na segunda etapa, foi aplicado teste de verificação de aprendizagem, aos estudantes, com questões sobre Função Afim. Na terceira etapa, ocorreu a análise das respostas dos testes aplicados e a categorização dos erros verificados. Pelos dados coletados, verificou-se que tanto professores quanto alunos ainda têm arraigadas concepções tradicionais de avaliação, influenciando no modo como percebem o erro, ademais, a partir da Análise de Erros nas respostas obtidas nos testes, pôde-se conferir as dificuldades sentidas pelos estudantes no domínio de conceitos e procedimentos associados à Função Afim, por conseguinte, percebe-se que esta é uma estratégia que pode fundamentar ações com vistas a favorecer melhor a construção do saber Matemáticopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectFunção Afimpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectResolução de Questõespt_BR
dc.subjectAnálise de Erropt_BR
dc.subjectAffine Function-
dc.subjectAssessment-
dc.subjectIssue Resolution-
dc.subjectError Analysis-
dc.titleAnálise de erros na resolução de questões sobre função afim: uma experiência com alunos da primeira série do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeError analysis in solving questions about affine function: an experience with first grade high school students-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃOMARIA CAMILA DA CUNHA 1 - PDF-A.pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.