Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorrêa, José Vítor Araújo-
dc.date.accessioned2023-05-26T17:43:44Z-
dc.date.available2023-05-26T17:43:44Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.otherCDU: D 371.26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1903-
dc.descriptionDissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2022. Orientadora: Profa. Dra. Celina Amélia da Silvapt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido através da Modelagem Matemática, Tendência de Ensino em Educação Matemática que confronta o mundo real com o universo da Matemática, como a alternativa que pode contribuir para tornar mais proveitoso o processo de ensino dessa ciência na Educação Básica. Assim, elaborou-se como objetivo geral, a investigação das possibilidades do uso da Modelagem Matemática para a melhoria do processo de ensino- aprendizagem das funções elementares, e, como objetivos específicos, pesquisar as principais tendências de ensino em Educação Matemática que norteiam as orientações curriculares da Educação Básica; investigar as estratégias didático pedagógicas adotadas pelos professores para o ensino de funções elementares; investigar a percepção de professores sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino de funções; analisar estratégias adotadas para o ensino de funções através de Modelagem Matemática e; propor abordagens de ensino de funções com situações contextualizadas através de Modelagem Matemática. Para tanto, ocorreram pesquisas embasadas em teóricos tais como D’Ambrósio (1986), Biembengut (2014), Costa (2016) e Meyer (1998), os quais abordam grandiosamente o tema. Além disso, foi feita uma pesquisa qualitativa, com profissionais da área de Matemática, sobre seu conhecimento a cerca dessa tendência, assim como o rendimento de seus alunos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, em particular com as Funções Afim e Quadrática. Foi proporcionada aos pesquisados uma oportunidade de conhecer e/ou aprofundar os conhecimentos sobre a Modelagem, em um minicurso de Formação Continuada, voltado para essa Tendência de Ensino. Um dos produtos desse processo foi a construção de Sequências Didáticas, para o Ensino das Funções Elementares já citadas. Os resultados da pesquisa, aliados aos estudos e as interações com os professores, permitiu inferir que a Modelagem Matemática é, de fato, uma ferramenta pedagógica com efeito positivo no processo de ensino-aprendizagem deMatemática, mostrando-se sempre passiva de inovação e capaz de acompanhar as mudanças nasociedadept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectFunções elementarespt_BR
dc.subjectMathematical modeling-
dc.subjectTeaching-learning-
dc.subjectDidactic sequences-
dc.subjectElementary functions-
dc.titleUso de modelagem matemática em funções elementares como estratégia de ensino - aprendizagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeUse of mathematical modeling in elementary functions as a teaching strategy - mathematics learning-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_JOSE_VITOR_1 PDF - A.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.